Notícias

16/12/2020 - Evento online da AMRIGS alerta para importância de prevenção ao câncer de pele



Dezembro Laranja está presente em mais uma edição do Ciclo de Palestras AMRIGS

A última edição de 2020 do Ciclo de Palestras AMRIGS acontece de forma virtual e pretende alertar para a importância dos cuidados com a pele, especialmente nesta época do ano quando o verão se aproxima. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2020, os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente.

O tema será abordado pela médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, professora adjunta da Escola de Medicina da PUCRS, coordenadora da Campanha do Câncer de Pele da SBD-RS de 2020, Thais Corsetti Grazziotin. Além dela, a atividade também contará com a participação da médica dermatologista pela UFRGS, especialista em Dermatologia pela Santa Casa de Porto Alegre, mestre em Ciências Médicas com o tema Terapia Fotodinâmica (UFRGS), Fellow em Laserterapia na Dierickx Klinic (Bélgica), tesoureira da SBD-RS na Gestão 2019/2010 e preceptora da Residência de Dermatologia – PUC/RS, Analupe Webber.

O Ciclo de Palestras AMRIGS: Dezembro Laranja - Conscientização sobre Câncer de Pele inicia às 19h desta quarta-feira (16/12), com transmissão online via Sympla Streaming. Inscrições podem ser feitas no link https://www.sympla.com.br/ciclo-de-palestras-amrigs---dezembro-laranja-conscientizacao-sobre-cancer-de-pele__1083429

A participação é gratuita e haverá certificação. Mais informações podem ser obtidas no telefone (51) 3014 2039 ou pelo e-mail capacitacao@amrigs.org.br.

Campanha Dezembro Laranja

O diagnóstico precoce pode permitir o tratamento de forma eficaz e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente. Com os slogans “Câncer de pele é coisa séria!”, “Um pequeno sinal pode ser câncer de pele!”, “Uma ferida pode ser câncer de pele!” e “Uma mancha pode ser câncer de pele!”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ajudará a chamar a atenção para a gravidade da doença, que pode acometer qualquer região do corpo, inclusive a palma das mãos, planta dos pés, unhas, genitais e couro cabeludo.

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: AMRIGS 



Todas Notícias