Notícias

16/12/2020 - Parte do Imposto de Renda pode ajudar entidade que atende crianças na Vila São Pedro



Instituto Vida Solidária (IVS) é uma das entidades que estão habilitadas a receber recursos provenientes da doação de parte do Imposto de Renda devido

A pandemia do coronavírus impõe dificuldades para a entidade que atende a crianças e famílias da Vila São Pedro. A unidade está localizada no município de Porto Alegre, na Avenida Ipiranga - 5109, ao lado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

“O IVS cumpre um papel importante dentro da sociedade oferecendo opção de educação no contra-turno, cultura e lazer para as crianças. Porém com o cenário da pandemia, ficou impedida de funcionar e as doações caíram de forma significativa. É fundamental que a população e os empresários não deixem de auxiliar nesse momento tão difícil”, afirmou o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Junior.

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) é gerenciado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que cadastra e fiscaliza as instituições habilitadas a receberem as doações. O programa foi criado a partir da implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo é financiar programas e projetos de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Quem pode doar?

Qualquer cidadão pode fazer doação ao Funcriança, contribuinte ou não do Imposto de Renda. Para realizar as contribuições, as pessoas físicas precisam declarar o Imposto de Renda no modelo completo. A destinação deve ser no ano-base da declaração, até o dia 31/12 de cada ano, podendo destinar até 6% do Imposto de Renda devido. Pessoas jurídicas devem ter suas declarações com base no lucro real, podendo abater até 1% do imposto a ser pago.

Passo a passo para ajudar:

1) Pesquise "Funcriança" no Google e entre no link.
2) Clique em "Doações".
3) No item DAD, clique em "emitido no site".
4) Em "Executora" pesquise "Instituto Vida Solidária".
5) Ao aparecer as informações do IVS, clique em "Doar para este projeto".
6) Preencha seu "CPF" e clique em "Consultar" (caso não tenha os seus dados, preencha-os).
7) Preencha o "Valor a doar". Após, clique em "Emitir DOC* para pagamento".
8) Ao fazer seu Imposto de Renda do exercício, declare sua doação ao Funcriança.

Fonte: Ascom AMRIGS
Foto: NCM AMRIGS



Todas Notícias