Notícias

10/02/2021 - NOTA PÚBLICA AMRIGS, AMECS E UNIMED NORDESTE RS: APOIO À VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM CAXIAS DO SUL



A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), maior entidade médica do nosso Estado, sua Seccional, Associação Médica de Caxias do Sul (AMECS) e a Unimed Nordeste RS, reforçam, conjuntamente, seus propósitos de fomento à discussão em torno da ciência médica e da difusão irrestrita do conhecimento médico-científico a toda nossa comunidade.

No ano de seu aniversário de 70 anos, legitimada por representar todo movimento médico associativo gaúcho, buscamos sempre a promoção das melhores práticas médicas, e entendemos ser fundamental a parceria com as Seccionais do Rio Grande do Sul.

As entidades entendem a importância do momento vivido frente à pandemia mundial da COVID-19 e mantêm-se atentas e preocupadas com os números em nosso estado:
564.216 casos confirmados e 10.995 óbitos são os dados atualizados.

No dia 17 de janeiro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), aprovou o uso emergencial e temporário de duas vacinas contra o coronavírus. Ambas, após revisão e apresentação dos pareceres técnicos, foram recomendadas à aprovação, pois atendem aos critérios obrigatórios de segurança e eficácia estabelecidos pelo órgão regulador brasileiro.

Com a aprovação da ANVISA, tanto da vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, a Coronavac, como da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, foi iniciada a imunização no Brasil.

O Ministério da Saúde tem recebido centenas de milhares de doses, de ambas as vacinas, e iniciou a distribuição imediata a todos os estados brasileiros, seguindo o delineamento dos grupos prioritários.

A AMRIGS, AMECS e Unimed Nordeste RS saúdam com otimismo este momento histórico no combate à pandemia do coronavírus e conclamam toda a comunidade de Caxias do Sul a aderir ao Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19 do Rio Grande do Sul.

Lembramos que a importância da vacinação não está somente na proteção imunológica individual, mas, sobretudo na sua aplicação de forma coletiva e na possibilidade de contenção da propagação da doença.

Ainda, enquanto a imunização não for possível a todos, reiteramos a importância da manutenção dos protocolos protetivos individuais - usar máscaras, lavar as mãos, manter distanciamento social - sabidamente eficazes e imprescindíveis para assegurar menor risco de contágio.

Porto Alegre, 09 de fevereiro de 2021.

Dr. Gerson Junqueira Jr.
Presidente
Associação Médica do Rio Grande do Sul

Dra. Dilma Maria Tonoli Tessari
Diretora de Integração Social
Associação Médica do Rio Grande do Sul

Dr. Charles Antonio Barcarolo Angeli
Presidente
Associação Médica de Caxias do Sul

Dr. Marcelo Fonseca Frigeri
Presidente
Unimed Nordeste RS



Todas Notícias