Notícias

09/03/2021 - Transfusão de sangue foi tema de Simpósio AMRIGS



Com tema "Sangue e Hemoderivados no Paciente Cirúrgico’, o primeiro evento do ano contou com a participação de cinco diferentes sociedades médicas promovendo a integração de diversas especialidades

Nesta quarta-feira (03), médicos participaram do primeiro Simpósio AMRIGS sobre Sangue e Hemoderivados no Paciente Cirúrgico. O evento online abordou três tópicos centrais: (I) rotina cirúrgica e anestesiológica; (II) alternativas à utilização de hemoderivados; (III) situações conflituosas e judicantes.

O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e moderador do evento, Gerson Junqueira Jr. ressaltou a importância do tema debatido e agradeceu a presença dos palestrantes Vicente Faraon, da Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS); Mariangela Moschen, médica hematologista e membro do Departamento de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da AMRIGS; e Lucio Santoro, advogado criminalista.

Dentre os temas abordados, a transfusão de sangue para pacientes de religiões como Testemunha de Jeová teve destaque para os participantes. Conforme Lucio Santoro, o assunto traz à tona um conflito existente entre religião, direito e ciência.

“A Constituição Federal estabelece que todos são iguais perante a lei e, dessa forma, possuem direito à vida, à liberdade e à igualdade. Ao mesmo tempo, a Lei afirma que é inviolável a capacidade de consciência de crença”, afirmou o advogado criminalista destacando que religiosos que não desejam passar por transfusão sanguínea precisam, previamente, apresentar um documento oficial autenticado.

O Simpósio foi uma realização do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Capítulo RS (CBC RS), Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul (SOCIGERS), Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS), Departamento de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da AMRIGS (DHHTC) e Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Contou, ainda, com apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado - Capítulo RS (SBAIT-RS).

Fonte: Bruna Fonseca

Fotos: Reprodução de Imagem



Todas Notícias