Notícias

15/04/2021 - Abril Azul: Ciclo de Palestras AMRIGS promove conversa sobre Autismo



Evento terá transmissão online na noite de quinta-feira (15/04)

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta o sistema nervoso e tem alcance e gravidade de sintomas bastante variados. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. O tema será abordado por especialidades em mais uma edição do Ciclo de Palestras da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), que acontece de forma virtual às 19h de quinta-feira (15/04).

O evento terá mediação do médico especialista em Medicina do Trabalho e diretor de Patrimônio e Eventos da AMRIGS, João Luiz Cavalieri Machado, e participação dos convidados: a médica psiquiatra, Gledis Lisiane Motta; o médico neurologista infantil e neurofisiologista clínico, Josemar Marchesan; e o médico pediatra, Renato Santos Coelho. Haverá, ainda, relato da convidada especial, Patrícia Machado, ativista do movimento autista e mãe do Francisco, que é paciente autista.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo faz parte da vida de 2 milhões de pessoas no Brasil. As causas são majoritariamente genéticas. Confirmando estudos recentes anteriores, um trabalho científico de 2019 demonstrou que fatores genéticos são os mais importantes na determinação das causas (estimados entre 97% e 99%, sendo 81% hereditário), além de fatores ambientais (de 1% a 3%) ainda controversos, que também podem estar associados como, por exemplo, a idade paterna avançada ou o uso de ácido valpróico na gravidez. Os dados são da Revista Autismo.

O evento será transmitido através da plataforma Sympla Streaming. Você pode realizar sua inscrição clicando aqui

A realização é da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), através da campanha “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”. O apoio é da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS), Sociedade de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul (SNNRS) e Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).

Fonte: Marcelo Matusiak

Foto: NCM AMRIGS



Todas Notícias