Notícias

27/06/2021 - Vacinação Contra COVID-19 avança!



Artigo de Opinião: Gerson Junqueira Jr.


Desde a aprovação dos primeiros imunizantes contra o coronavírus pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, em 17/01/21, o Brasil já aplicou 95.568.867 doses de vacinas na população brasileira. O percentual de brasileiros totalmente imunizados contra a COVID-19 está em 11,92% da população do país. Já estão com as duas doses da vacina 25.191.955 pessoas, além de outras 51.235 que receberam o imunizante de dose única. Receberam ao menos uma dose da vacina 70.325.677 pessoas, o que corresponde a 33,21% da população.

A celeridade na vacinação aumentou no mês de junho. As dificuldades enfrentadas em maio decorrentes de entregas frustradas, problemas de produção e atrasos no recebimento de insumos para a fabricação dos imunizantes, foram superadas. Passamos a contar com a disponibilização de mais duas outras vacinas (Pfizer e Janssen) e houve a flexibilização da fila de vacinação com a liberação por faixa etária ao mesmo tempo em que o restante do grupo prioritário estava sendo imunizado.

Somente em um único dia (17), 2,2 milhões de doses de vacinas foram aplicadas em 24 horas. É o maior número desde o início da campanha de imunização contra o coronavírus no país. Um recorde diário que, sem dúvida, deve ser exaltado.

Mantendo previsibilidade e velocidade na disponibilização de vacinas e com capacidade instalada, segundo o Ministério da Saúde, de imunizar 2,4 milhões de brasileiros por dia, talvez possamos lograr êxito na previsão do Ministro Marcelo Queiroga de vacinarmos com a primeira dose todos os brasileiros acima de 18 anos até o final de setembro.

Nosso Estado tem apresentado números meritórios desde que foi iniciada a vacinação contra a Covid-19, imprimindo ritmo e transparência na distribuição dos imunizantes recebidos. Segundo estimativa do Governador Eduardo Leite, toda a população gaúcha acima de 18 anos será imunizada com a primeira dose até 20 de setembro.

Até o momento, o Rio Grande do Sul já aplicou 6.296.758 doses de vacinas. O percentual de gaúchos totalmente imunizados contra a COVID-19 está em 15,9% da população residente (20,1% da população vacinável). Já estão com as duas doses da vacina 1.793.358 pessoas, além de outras 8.168 que receberam o imunizante de dose única. Receberam ao menos uma dose da vacina 4.495.232 pessoas, o que corresponde a 39,7% da população residente (50,3% da população vacinável).

Lembramos que a importância da vacinação não está somente na proteção imunológica individual, mas sobretudo na sua aplicação de forma coletiva e na possibilidade de contenção da transmissibilidade da doença. É fundamental, também, reforçar a importância de receber as duas doses da vacina, quando preconizada, para a completa imunização.

Enquanto segue a vacinação, indubitavelmente nosso principal recurso medicamentoso contra o coronavírus, reiteramos a importância da manutenção dos protocolos protetivos individuais - usar máscaras, lavar as mãos, manter distanciamento social - sabidamente eficazes e imprescindíveis para assegurar menor risco de contágio.

Porto Alegre, 27 de junho de 2021.



Todas Notícias