Notícias

30/06/2021 - AMRIGS promove Lançamento da Trilogia Viver e Morrer na Peste



Será lançado nesta quarta-feira (30/06) a série de eventos digitais Trilogia: Viver e Morrer na Peste.

Os eventos ocorrerão de forma on-line através da plataforma Sympla streaming. Na abertura, que se realizará hoje ás 19h, o diretor Científico da AMRIGS, Dr. Guilherme Napp vai conversar com o historiador e Secretário de Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt.

O evento terá duração de 1h e as inscrições podem ser realizadas através do link: https://www.sympla.com.br/viver-e-morrer-na-pandemia__1265591

A ideia do encontro de hoje é falar sobre a trilogia e como vão se realizar os próximos eventos, que terão a participação de Fábio Vergara, autor ao lado de Gunter historiador. Os temas já estão definidos. No dia 28 de julho, a Epidemia na História, no dia 25 de agosto a Epidemia na Arte e para 22 de setembro está
previsto uma discussão sobre o terceiro livro A Epidemia na Literatura e cinema. O quinto e último evento será um bate-papo conclusivo sobre as três obras, com a data ainda a ser definida.

Gunter Axt é historiador. Bacharelou-se em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1992 e defendeu mestrado na mesma universidade em 1995. Doutorou-se em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) em 2001. Desenvolveu pós-doutorado junto ao Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC da FGV) entre 2005 e 2006. Em 2009, foi professor visitante na Université Denis Diderot, Paris VII, junto ao Institut de la Pensée Contemporaine.

Fábio é professor titular do departamento de História da UFPel, integra o quadro docente dos Programas de Pós-Graduação em História e em Memória Social e Patrimônio Cultural. Historiador e arqueólogo, graduado em História (UFRGS, 1989) e doutor em Antropologia Social (USP, 2001), com tese em Arqueologia Clássica e doutorado-sanduíche na École française d’Athènes, Grécia (1997-1998). Estuda a Antiguidade greco-romana, abordando assuntos como música, iconografia, cultura material, cerâmica, gênero, homoerotismo, guerra, morte, assim como patrimônio cultural, tratando de memória social, patrimônio imaterial, identidades e museus étnicos, religiosidade, educação patrimonial, imigração, cemitérios e recepção da Antiguidade.

O QUE: Lançamento da série de eventos digitais Trilogia: Viver e Morrer na Peste.
QUANDO: Quarta-feira (30/06), das 19h às 20h
ONDE: Na plataforma on-line Sympla streaming.
COMO: As inscrições podem ser realizadas através do link: https://www.sympla.com.br/viver-e-morrer-na-pandemia__1265591

Fonte: ASCOM Secretaria da Cultura do RS
Foto: ASCOM AMRIGS



Todas Notícias