Notícias

30/06/2021 - Projeto de centro de treinamento médico é apresentado a Pepe Vargas



Deputado estadual visita a reunião de Diretoria da AMRIGS e também debate a necessidade de mais orçamento público para o Sistema Único de Saúde no pós-pandemia

O deputado estadual Pepe Vargas (PT) foi recepcionado pela Diretoria da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) nesta segunda-feira (28) quando conheceu a intenção da entidade em criar um Centro de Treinamento Médico nas suas dependências. Médico formado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pepe Vargas também debateu com a Diretoria da AMRIGS a necessidade de ampliação dos orçamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) para o período a partir do início de 2021 para contemplar os atendimentos represados durante a pandemia de COVID-19.

O vice-presidente da AMRIGS, Paulo Morassutti, fez um relato de uma visita técnica realizada por ele e pelo Diretor Científico, Dr. Guilherme Napp, às universidades Positivo e PUC do Paraná. Morassutti e Napp destacaram o as novidades tecnológicas dos equipamentos que simulam corpos humanos, que servem para a melhoria do treinamento de médicos e também dos estudantes de medicina. A visita foi realizada entre os dias 22 e 23 de junho.

 

A visita dos diretores da AMRIGS às universidades paranaenses faz parte da fase de preparação do projeto do centro de treinamento médico, que a AMRIGS pretende desenvolver na área de sua sede, na esquina da Avenida Ipiranga com a Terceira Perimetral, em Porto Alegre.

O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., lembrou ao deputado que a entidade deve assinar, nos próximos dias, um termo de cooperação junto à Assembleia Legislativa. Com o documento, a AMRIGS passa a ser uma das entidades consultadas oficialmente sobre temas da Medicina e da Saúde.

Pepe Vargas pediu à Diretoria da AMRIGS apoio da entidade para pleitear junto aos Governos Estadual e Federal a ampliação das verbas destinadas ao SUS para o ano de 2021. Também sugeriu que a entidade fizesse esforços junto aos deputados federais para a necessidade de uma eventual excepcionalidade na área da saúde no texto da Emenda Constitucional que instituiu o teto de gastos do Orçamento da União.

Prêmios AMRIGS

O presidente da AMRIGS também chamou a atenção para os Prêmios AMRIGS de Jornalismo e de Melhores Práticas na Medicina. Os dois prêmios terão os vencedores conhecidos até o dia 27 de outubro deste ano, 70º. Aniversário da entidade. Os editais e formulários de inscrição estão disponíveis nos endereços amrigs.org.br/premiopraticas e amrigs.org.br/premiojornalismo.

Fonte: Miguelito Medeiros
Fotos: Thales Duarte/ASCOM AMRIGS

 



Todas Notícias