Notícias

12/07/2021 - Nota de Falecimento - Dr. Henrique Sarmento Barata



A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) comunica com pesar o falecimento do médico Henrique Sarmento Barata. Ele tinha 87 anos.

Médico jubilado AMRIGS, era especialista em urologia, assumindo o setor de urologia oncológica do Hospital Santa Rita da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre em 1967. De 1972 a 1973, ocupou o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Secção RS.

Em 1973, tornou-se Professor Titular de Urologia e Chefe do Departamento da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e, no mesmo ano, estruturou e montou a Disciplina de Urologia da mesma faculdade e também o Serviço de Urologia do Hospital São Lucas da PUCRS, o qual foi Chefe do Serviço.

Foi autor e co-autor de mais de 200 trabalhos científicos em urologia e de vários capítulos de livros da especialidade. Recebeu vários títulos nacionais e estrangeiros como personalidade urológica tendo se destacado em várias áreas da especialidade como litíase, endo-urologia, uro-ginecologia e oncologia.

À família e amigos desejamos força neste momento difícil.

Fonte: ASCOM AMRIGS com informações da Escola de Medicina da PUCRS
Imagens: Fredy Vieira/JC e NCM AMRIGS



Todas Notícias