Notícias

16/07/2021 - Memorial idealizado pela AMRIGS homenageia profissionais da Saúde durante a pandemia de COVID-19



O Memorial da Gratidão, iniciativa da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), é uma homenagem aos profissionais da saúde que trabalharam no combate à COVID-19 e aos que, infelizmente, perderam suas vidas para o vírus. A instalação inédita faz parte da celebração dos 70 anos da entidade gaúcha.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), desde o início da pandemia em 2020, mais de 800 profissionais da saúde morreram em função do coronavírus no Brasil, sendo 2,4% no Rio Grande do Sul.

A obra de arte será criada pelo escultor e médico associado AMRIGS, Paulo Favalli, e dividida em três conceitos: a morte, a ciência e a cura. A morte é explicada pelos danos que a doença trouxe às famílias que perderam entes queridos, além de simbolizar os próprios heróis da saúde que sucumbiram ao vírus. A ciência representa a busca por uma solução através de pesquisas e da tecnologia para conter a pandemia. E a cura devolve o paciente à vida, à sociedade e à rotina.

O lançamento do Memorial da Gratidão acontecerá no mês de outubro, época em que se comemora o aniversário da Associação Médica do Rio Grande do Sul e o Dia do Médico.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Foto: Reprodução de imagem



Todas Notícias