Notícias

10/08/2021 - I Simpósio AMRIGS debate uso medicinal do Canabidiol



Canabidiol, conhecido popularmente como CBD, é uma substância extraída da planta Cannabis, que atua no sistema nervoso central, e que apresenta potencial terapêutico

O uso medicinal do Canabidiol será debatido no I Simpósio AMRIGS por especialistas de diversas áreas que abordarão o potencial terapêutico para tratamento de doenças, seus benefícios à saúde, efeitos colaterais e as possibilidades e entraves para o uso seguro no sistema de saúde brasileiro. Os medicamentos à base de Canabidiol já têm seu uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em alguns casos e podem ser adquiridos com prescrição médica. No entanto, a possibilidade de produção sem regulamentação específica e fiscalização adequada exige cautela e traz preocupação pela classe médica e pelos órgãos de Segurança Pública.

Participam da conversa os médicos Sergio de Paula Ramos, Tatiana Della Giustina, Jozemar Marchezan, José Augusto Bragatti e Helena Maria Tannhauser Barros. A mediação do evento será do diretor de Exercício Profissional da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Ricardo Moreira Martins. Além disso, haverá participação do presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr e do diretor Científico e Cultural da AMRIGS, Guilherme Napp.

O I Simpósio AMRIGS sobre uso medicinal do Canabidiol é o evento de abertura de uma série de debates propostos pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) acerca do tema e tem o apoio do Conselho Regional de Medicina no Rio Grande do Sul, da Sociedade de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul, da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Como novidade, este evento será em formato híbrido, ou seja, com os debatedores de forma presencial na sede da AMRIGS e transmissão via Sympla Streaming para todos os inscritos.

Palestrantes:

Dr. Sergio de Paula Ramos
Doutor pela UNIFESP, membro Titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (ABEAD) e Diretor da clínica Villa Janus.

Dra. Tatiana Della Giustina

Médica especialista em ORL e em Medicina do Trabalho. É mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM e concluiu seu Doutorado em Saúde Pública no ano de 2018, na UCES, em Buenos Aires, Argentina. Foi Perita Judiciária concursada pelo TJRS e Coordenadora da Unidade Médico Pericial do DMJ do TJRS, além de Presidente e Secretária de Defesa Profissional da ASSOGOT. Atualmente, é Conselheira Federal Efetiva do CFM, eleita em 2019 pelo RS e 2° Secretária da Diretoria do CFM.

Dr. Jozemar Marchezan

Neurologista Infantil e Neurofisiologista Clínico, mestre e doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS. Atualmente, é Professor do Departamento de Pediatria na UFCSPA.

Dr. José Augusto Bragatti

Formado em Medicina pela UFRGS em 1983, é especialista em Neurologia e Neurofisiologia Clínica, possui Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela UFRGS. Atualmente, é chefe da Unidade de Neurofisiologia Clínica do HCPA, coordenador do Grupo de Epilepsia do HMV, Secretário de Ética e Exercício Profissional da SNNRS, membro da Comissão de Ética da Unimed Porto Alegre e membro da Comissão de Ética e Estatutos da SBNC.

Dra. Helena Maria Tannhauser Barros

Médica pela UFCSPA, com treinamento em Neurologia e doutora em Psicofarmacologia pela UNIFESP. Atualmente é Professora Titular de Farmacologia Básica e Clínica e Pesquisadora 1B do CNPQ. Desenvolve pesquisa com novos compostos psicoativos que possam ter efetividade no tratamento de epilepsia, depressão e drogas de abuso e atividades de extensão para teleatendimentos de ansiedade, depressão e usuários de drogas e seus familiares.

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: NCM AMRIGS 



Todas Notícias