Notícias

26/08/2021 - Máquinas inteligentes em defesa da saúde e da vida dos pacientes



Webinar AMRIGS no dia 30 de agosto debaterá o Machine Learning na Medicina

O machine learning pode ser traduzido como aprendizado de máquina ou aprendizagem de máquina. O conceito está associado à inteligência artificial, algo que já existe na Medicina, porém tem a sua relevância cada vez mais acentuada. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina), representado pelo CLEV (Coordenação Local de Estágios e Vivências) realizarão webinar sobre o tema, de forma online no dia 30 de agosto, a partir das 19h.

Dois especialistas abordarão a aplicação da inteligência artificial e o machine learning na saúde, com foco no aprimoramento do diagnóstico por imagem e no desenvolvimento de ferramentas que ampliem o acesso rápido e seguro à saúde. Essa é uma discussão indispensável à formação médica, dada a importância estratégica que estas novas tecnologias representam para o futuro da Medicina.

Uma das palestras será conduzida por Felipe Kitamura que é head do Laboratório de Inteligência Artificial da Dasa, responsável pelo desenvolvimento, validação, integração e monitoramento de algoritmos de Machine Learning na Dasa. É graduado em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Genética e Biotecnologia pela mesma instituição, residência médica em Radiologia e Diagnostico por Imagem e fellow em Neurorradiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A outra apresentação será de Sandra Avila que é professora Doutora I (MS-3.1) do Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A palestrante é doutora em Ciência da Computação, com duplo diploma, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Sorbonne Université (antiga Université Pierre et Marie Curie, UPMC Sorbonne, Paris 6), em 2013; mestre em Ciência da Computação pela UFMG, em 2008; e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2006.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: AMRIGS 



Todas Notícias