Notícias

27/08/2021 - Reitor da Ufrgs quer AMRIGS na parceria para um centro cultural médico na capital



Carlos Bulhões apresentou a ideia da realização de um espaço junto ao prédio da antiga Faculdade de Medicina

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Carlos Bulhões, participou da reunião da Diretoria da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) na noite desta quarta-feira (25). Acompanhado do pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais, Geraldo Jotz, Bulhões anunciou sua intenção de transformar o antigo prédio da Faculdade de Medicina, construído no início do século 20, em um centro cultural voltado para a ciência médica.

O prédio, no complexo onde estão os imóveis mais antigos da Ufrgs na divisa dos bairros Centro e Bom Fim, está hoje pichado e vandalizado. “Vamos fazer um esforço grande para revitalizar aquele espaço para que fique atrativo para toda a comunidade. Vai ser mais um ponto turístico de Porto Alegre", anunciou Bulhões. A transformação do prédio em espaço cultural ainda não tem data para seu início.

Carlos Bulhões também anunciou o entendimento entre a Ufrgs e a Fundação Oswaldo Cruz para a produção, já no primeiro semestre de 2022, de vacinas em Porto Alegre. “Há laboratórios na universidade que podem ser convertidos em locais para a produção de diferentes tipos de vacinas", disse o reitor.

Alagoano de nascimento e gaúcho por opção, Bulhões destacou ainda a aproximação entre a Ufrgs e a Amrigs. “O nosso próximo encontro quero eu que seja a visita da Amrigs à reitoria da Ufrgs”, convidou.

O presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr., parabenizou o interesse da reitoria da Ufrgs em fazer a aproximação com as diferentes entidades que representam os médicos. “Nós buscamos essa aproximação, com certeza, entre Associação, Conselho e Sindicato e a Universidade”, disse o presidente. “Há muito o que ganhar com esse diálogo”, completou.

O presidente do Conselho de Representantes da Amrigs, Dr. Mauro Sparta, secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, destacou os resultados positivos em diversas áreas em que a Ufrgs atua. “Trago aqui, em nome do prefeito Sebastião Melo, os cumprimentos por tudo que a Universidade tem feito, especialmente agora neste momento de pandemia”.

Fonte: Miguelito Medeiros
Fotos: Thales Duarte



Todas Notícias