Notícias

05/10/2021 - AMRIGS ilumina prédio para reforçar conscientização sobre o câncer de mama



Segundo o INCA, no Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física

Cumprindo sua missão de promover a saúde junto à população, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) está engajada na campanha Outubro Rosa, criada com o objetivo de conscientizar sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, compartilhando informações sobre o tema.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer com maior número de óbitos.

A iluminação especial de rosa no prédio da AMRIGS permanecerá até o dia 15 de outubro, quando terão início as comemorações ao histórico aniversário de 70 anos da Associação Médica do Rio Grande do Sul em 27 de outubro e preparativos para o Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro. A partir de então, a estrutura será iluminada na cor verde.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia, Seção RS lança, em parceria com a AMRIGS, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e Prefeitura de Porto Alegre, a campanha Outubro Rosa de arrecadação de perucas e alimentos não perecíveis. As doações podem ser entregues na sede da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS) das 9h às 18h. A ação ocorrerá durante todo o mês de outubro.

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: Juliana Cardoso 



Todas Notícias