Notícias

11/10/2021 - Especial COREMES | Grupo Hospitalar Conceição



A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) dá início a uma série de entrevistas com porta-vozes de instituições que realizam a Prova AMB/AMRIGS. A iniciativa marca as comemorações dos 50 anos do exame, que tornou-se referência no país para ingresso na Residência Médica e autoavaliação.

A coordenadora da COREME do Grupo Hospitalar Conceição, Dra. Carla Favero Hofmeister, conta um pouco do trabalho desenvolvido.

AMRIGS - Quais são as especialidades que estão contempladas na Prova AMB/AMRIGS?

Dra. Carla Favero Hofmeister - Todas as Áreas Básicas (Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade e Obstetrícia e Ginecologia) e todas as especialidades que não exigem pré-requisito (Anestesiologia, Cirurgia Cardiovascular, Infectologia, Medicina de Emergência, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Psiquiatria e Radiologia e Diagnóstico por Imagem).

AMRIGS - Qual a importância destes profissionais para a Instituição?

Dra. Carla Favero Hofmeister - O GHC é um dos maiores polos de formação de médicos especialistas para o SUS. Desde as áreas médicas básicas até especialidades que atuam em hospitais terciários e de alta complexidade, como os quatro hospitais do Grupo Hospitalar Conceição.

AMRIGS - Qual a importância, na avaliação de vocês, da Prova AMB/AMRIGS no processo de formação dos médicos?

Dra. Carla Favero Hofmeister - A qualidade técnica do Exame AMRIGS e a seriedade com que é aplicado há mais de 50 anos permite que a nossa Instituição tenha segurança na seleção da primeira etapa destes concursos para ingresso dos médicos residentes.

AMRIGS - A Medicina evolui de forma muito constante e rápida. Em que medida a atualização do conhecimento é importante para a Instituição?

Dra. Carla Favero Hofmeister - Provavelmente a medicina seja a atividade em que as inovações e novos preceitos ocorram no dia-a-dia, tamanha a disponibilidade para pesquisa nesta área e na excelência do nosso sistema de saúde que é equiparável com os dos melhores países de alta qualificação em serviços de saúde em todo o mundo. A Instituição GHC, especialmente pelos Programas de Residência Médica, está na vanguarda das inovações na medicina.

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: AMRIGS



Todas Notícias