Notícias

20/10/2021 - Solenidade celebra Dia do Médico e aniversário de 70 anos da AMRIGS



Reconhecimento ao passado e projetos para o futuro foram marcas do evento realizado na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul

A noite de sábado, 16 de outubro, foi especial e duplamente emocionante para a área médica. Além das comemorações do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, um jantar comemorativo marcou a celebração dos 70 anos da Associação Médica do Rio Grande do Sul.

“O conhecimento médico científico é o nosso DNA. Se não tivermos sociedades especializadas junto conosco, a AMRIGS não é nada. Por isso, agradeço a cada um dos presentes pela parceria. Todos têm sido incansáveis nas ações comunitárias, científicas e isso faz com que tenhamos a certeza que nosso trabalho será cada vez mais intenso. Temos a convicção de que a AMRIGS é a casa do médico gaúcho. Para isso, modernizamos nossa sede e estamos de braços abertos para cada vez mais recebermos eventos na área médica”, disse o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Foram exibidos vídeos que mostram os bastidores da construção do Memorial da Gratidão, uma estrutura que será erguida no prédio da AMRIGS em homenagem aos profissionais da saúde que trabalharam no combate à COVID-19 e aos que, infelizmente, perderam suas vidas para o vírus. Esculpido através do método de modelagem pelo médico e artista plástico Paulo Favalli e finalizado em bronze, o bloco com mais de 7m (7,5m de comprimento e 2,65m de altura), é composto por três painéis em alto relevo, que abordam três narrativas fundamentais da pandemia: a morte, a ciência e a cura.

A evolução de toda obra que está sendo finalizada nas dependências da AMRIGS foi apresentada aos convidados, além de um vídeo institucional contando a história da Associação ao longo destes 70 anos.

Também ocorreu o descerramento das fotos oficiais para a Galeria dos Ex-presidentes, sendo homenageado o ex-presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto (gestão 2014-2020) e a ex-presidente do Conselho de Representantes, Mirian Beatriz Gehlen Ferrari (gestão 2017-2020).

O evento recebeu a presença ilustre do médico Oswaldo Wolff Dick, um dos fundadores da Associação Médica do Rio Grande do Sul. Dr. Oswaldo tem 96 anos de idade e 70 anos de carreira. Nascido em Vera Cruz/RS, é formado pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é especialista em cirurgia geral e cancerologia. Foi o responsável pela assinatura da ata de fundação da AMRIGS, em solenidade no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFRGS, no dia 27 de outubro de 1951.

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Taís Suminsky



Todas Notícias