Notícias

20/10/2021 - Especial COREMES | Hospital Moinhos de Vento



A Associação Médica do Rio Grande do Sul entrevista porta-vozes de instituições que realizam a Prova AMB/AMRIGS. A iniciativa marca as comemorações dos 50 anos do exame, que tornou-se referência no país para ingresso na Residência Médica e autoavaliação. O Chefe do Serviço de Medicina Interna e coordenador do Programa de Residência Médica do Hospital Moinhos de Vento, Sérgio Brodt, fala sobre o trabalho.

AMRIGS - Quais são as especialidades que estão contempladas na Prova AMB/AMRIGS?

Sérgio Brodt - As especialidades contempladas na prova da AMRIGS são Clínica Médica, Infectologia, Medicina de Emergência, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Oncologia Clínica, Pneumologia, Reumatologia, Mastologia e Medicina Intensiva.

AMRIGS - Qual a importância desses profissionais para a instituição?

Sérgio Brodt - Ter residentes médicos em uma instituição significa que ela está sempre se atualizando, sempre se renovando. Além de conseguirmos reter alguns desses profissionais, que já estão entre os melhores pois passaram por um processo de seleção de alto nível, como a prova da AMRIGS, o hospital se consolida como gerador de conhecimento, de medicina de excelência, de ponta. Cuidar de vidas também é promover a educação e compartilhar conhecimentos.

Por outro lado, o Hospital Moinhos de Vento é reconhecido internacionalmente e os residentes da instituição têm a oportunidade de aprender e estabelecer vínculos com especialistas que são referências nacionais e com expertise mundial em suas áreas de atuação. Além de garantir o título de especialista por um dos seis hospitais de excelência, pelo Ministério da Saúde, e pelo segundo melhor do Brasil, conforme os rankings especializados das revistas Newsweek e América Economia, esses profissionais encontram aqui um ambiente que estimula inovações, pesquisas e medicina de ponta idênticas às disponíveis nos melhores centros de saúde do mundo.

AMRIGS - Qual a importância, na avaliação de vocês, da Prova AMB/AMRIGS no processo de seleção dos médicos?

Sérgio Brodt - A prova é uma importante ferramenta de seleção de médicos para pinçar os melhores para serem residentes na instituição. Usar uma prova de referência no Brasil, bem conceituada e bem elaborada, como a da AMRIGS, nos possibilita selecionar os melhores candidatos para a especialidade que escolheram concorrer.

É uma prova muito bem-feita e bem executada, pois os profissionais escolhidos para elaborarem são profissionais de ponta, geralmente professores ou médicos renomados. Suas questões são objetivas, claras, bem organizadas e possibilita amplo acesso a candidatos de todo o país.

Todos os nossos programas são vinculados à prova da AMRIGS. Para pediatria, para clínica médica, para oncologia, para qualquer um dos nossos programas, eles vão fazer a mesma prova. Teoricamente, vão passar por questões da medicina inteira, que abrange clínica médica, cirurgia, pediatria e gineco obstetrícia.

AMRIGS - A Medicina evolui de forma muito constante e rápida. Em que medida a atualização do conhecimento é importante para a instituição?

Sérgio Brodt - A atualização do conhecimento é muito importante para a instituição. Ter residência médica no hospital significa que estamos sempre nos atualizando, nos renovando e preocupados em oferecer sempre o que há de melhor, de mais inovador, uma medicina de excelência, para garantir os melhores desfechos clínicos aos nossos pacientes.

O Hospital Moinhos de Vento investe em educação, ensino. Além do Programa de Residência Médica, tem a Faculdade de Ciências da Saúde com graduação em Enfermagem, cursos técnicos, pós-graduação, Fellowship, entre outras oportunidades. Além disso, promove e investe constantemente em pesquisas, inovações e no que há de mais atual e moderno em medicina e assistência.

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: AMRIGS 



Todas Notícias