Notícias

22/10/2021 - Associação Médica do Rio Grande do Sul apoia a campanha Outubro Rosa



A Associação Médica do Rio Grande do Sul e seus colaboradores apoiam a campanha Outubro Rosa, de conscientização, prevencão e controle do câncer de mama. 

Em 2020, mais de 1 milhão de mulheres deixaram de realizar seus exames de detecção precoce, segundo dados do Data SUS. Fatores como esquecimento, falta de tempo e medo por causa da pandemia fez com que as mulheres ficassem sem a realização dos seus exames anuais no ano passado e isto pode estar ocorrendo em 2021 também.

Além disso, cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.

Lembre-se:

- Realize seus exames da mama com frequência
- Tenha uma alimentação saudável e equilibrada
- Pratique atividades físicas
- Evite o consumo de bebidas alcóolicas e tabaco
- Fique atenta para sintomas

O diagnóstico precoce oferece até 95% de chances de cura.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional RS, a AMRIGS está realizando a Campanha de Arrecadação Solidária de Perucas e de Alimentos Não Perecíveis para o Outubro Rosa. Os itens serão doados a entidades sem fins lucrativos que prestam auxílio para mulheres em tratamento.

A ação ocorre durante todo o mês de outubro. Quem tiver interesse em participar, pode entregar a doação alimentos não perecíveis e de perucas em:

- Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), localizada na Av. Ipiranga, 5311, no bairro Partenon, Porto Alegre/RS
- Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), na Rua Coronel Corte Real, 975, no bairro Petrópolis, Porto Alegre/RS

Fonte: ASCOM AMRIGS com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Fotos: Gracielle Balsan e Ana Carolina Lopes



Todas Notícias