Notícias

11/11/2021 - Em nome da conscientização pelos cuidados com a saúde masculina, AMRIGS ilumina sede na cor azul



O mês de novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata, considerado o tipo mais comum entre os homens

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para reforçar este alerta, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) está engajada na campanha Novembro Azul e iluminou a sua sede com a cor dedicada ao mês.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Entre os fatores de risco estão histórico familiar de câncer de próstata e a obesidade. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: Juliana Cardoso



Todas Notícias