Notícias

19/11/2021 - "Livros Negros de C.G.Jung" será tema de evento na AMRIGS



Iniciativa é da Associação de Psiquiatria do RS (APRS)

O Departamento de Psiquiatria e Espiritualidade da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) promove o Simpósio e Jornada "Livros Negros de C.G. Jung: Encontros com a Profundidade da Alma", no dia 26 de novembro. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul e com o Instituto Junguiano do RS. O evento acontece de forma híbrida, presencialmente no Teatro AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS) e online via Sympla, das 9h às 22h.

Carl Gustav Jung foi o psiquiatra suíço responsável por fundar a psicologia analítica, que explora a importância da psique individual e sua busca pela totalidade, chamando, inclusive, a atenção de Sigmund Freud, fundador da psicanálise, quando foi pesquisador. Seu trabalho influenciou vários campos além da psicologia, como a antropologia, filosofia e teologia.

"A ideia do evento surgiu a partir de pesquisas feitas na área médica que, há mais de trinta anos, mostram de forma consistente que a pessoa mais espiritualizada adoece menos, é mais saudável e tem mais recursos e maturidade para enfrentar as dificuldades da vida e as doenças", diz a coordenadora do encontro, Dra. Anahy Fonseca.

Ela explica que o autor C.G. Jung foi um dos principais desbravadores do inconsciente ao registrar experiências próprias, visões e sonhos.

"Havia uma visão de Freud que, no inconsciente, estavam nossos padrões neuróticos, o material reprimido pelo ego. Mas através das vivências de Jung, passou-se a ter uma visão complementar de que o inconsciente gera consciência. Nossa expectativa, então, é debater esse paradigma", acrescenta.

Uma das atrações do encontro é a participação do ator e musicista Hique Gomez, que abordará a importância do contato com a dimensão mitopoética da psique para o processo criativo e em nossa vida cotidiana.

"Minha apresentação se baseia na criatividade, na imaginação e na minha experiência como performer, além de ter sido paciente de terapias Junguianas e fã dos livros e teorias de Carl Jung. Me considero um pesquisador amador e o universo de Jung trouxe força e embasamento científico ao mundo das artes. Seu livro Sincronicidade validou muitas práticas que eram consideradas até então mágicas, e que a partir de então ganharam um status mais favorável junto ao público interessado", expõe ele.

A expectativa para o evento é reunir pessoas e profissionais ligados à saúde e educação, em especial aquelas que trabalham com saúde mental, para aprofundar o olhar sobre os desafios da atualidade.

"A escolha da temática deu-se pela necessidade de fazer uma abordagem sobre os livros que chegaram ao Brasil no ano de 2020 e que trouxeram um extenso e belíssimo material. Queremos sensibilizar e instrumentalizar todos nós para uma melhor compreensão dos processos internos vividos pelas pessoas e a relação com os acontecimentos do mundo", comentou a presidente do Instituto Junguiano, Rosa Felizardo.

No mesmo dia, ocorre o Pré IV Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clínica que é uma iniciativa do DPE, que foi das primeiras atividades científicas, no Brasil, dentro de uma associação médica de Psiquiatria a trazer o tema da espiritualidade e saúde mental para debate, na área médica.

Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla em www.bit.ly/encontros-profundidade-alma.

 

Serviço
Data:
 26/11/2021
Local: Teatro AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS)
Público-Alvo: Psiquiatras, médicos de outras especialidades, psicólogos, profissionais da saúde mental e da saúde em geral, educadores, e público geral interessado no tema.

Programa Científico Preliminar e palestrantes:
Turnos da manhã (9h às 12h) e tarde (14h às 18h)
XXXII Jornada Regional do Instituto Junguiano do RS (IJRS/AJB) – Parceiros do DPE na atividade.

O valor da inscrição dará acesso aos dois eventos para analistas e candidatos do IJRS e analistas da Associação Junguiana do Brasil (AJB), e para sócios da APRS. Esta parceria já foi realizada por ocasião do II Simpósio do DPE.

Turno da noite: Pré IV Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clínica do DPE/APRS
19h – Credenciamento
19h30 – Abertura do Pré-Simpósio

Mesa de Abertura: Dr. Gerson Junqueira Jr., presidente da AMRIGS, Dr. Flávio Shansis, presidente da APRS, Analista Rosa Felizardo, presidente do IJRS; Dr. Walter Boechat, membro fundador da AJB.

20h – "Livros Negros: Os Cadernos de Transformação de C.G.Jung", palestra do Psiquiatra e Analista Walter Boechat, membro fundador da AJB e revisor da tradução dos Livros Negros para o português.

20h40 – Performance do ator e musicista Hique Gomez: "O Teatro Hiperbólico e o Eu Fracassado".

21h10 – Mesa Redonda: “Livros Negros de C.G.Jung: Encontros com a profundidade da alma".

Coordenação: Dra. Marianna Costa – DPE/APRS

Participantes:
Dra. Anahy Fonseca- DPE/APRS
Dr. Walter Boechat – AJB
Analista Gelson Luis Roberto – IJRS
Ator/Musicista Hique Gomez

21h50 – Encerramento

Fonte: Marcelo Matusiak



Todas Notícias