Notícias

26/11/2021 - Opinião | Veranópolis: cidade, cada vez mais, amiga do idoso



A cidade de Veranópolis, uma das primeiras a receber o título de "Cidade Amiga do Idoso", conferido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também sede do primeiro "Hospital Amigo do Idoso" do estado, dá mais um grande passo no bom atendimento ao idoso. A novidade é o início da operação do Centro de Estudos do Envelhecimento. A estrutura conta com 360 metros quadrados de área construída junto ao hospital local.

Além do auditório, o espaço conta com sala de reuniões, biblioteca, cinco consultórios, sala de fisioterapia, cozinha e recepção. O Centro tem recebido pesquisadores de vários centros de pesquisa do Brasil, para fazerem coletas em Veranópolis. Entre eles, estão o Instituto do Coração (Incor), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Hospital do Coração.

Um dos objetivos é trabalhar em um estudo que envolve a Doença de Parkinson e que vai ter uma duração aproximada de três a quatro anos, inédita no Brasil. Além disso, o ambulatório especializado para atendimento em Doença de Parkinson e Demências, em parceria com a prefeitura municipal, oferece atendimento gratuito. Por fim, outra ação importante são os treinamentos dos médicos de atendimento primário. Anualmente, será realizado um seminário no qual serão apresentados os resultados das pesquisas.

Com este exemplo, trabalhamos um conceito moderno e atual no qual o objetivo é mostrar para toda sociedade que o que é bom para o idoso, é bom para todos.

Dr. João Senger
Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul, e associado AMRIGS



Todas Notícias