Notícias

29/11/2021 - AMRIGS participa de lançamento do Estatuto da Pessoa com Câncer no RS



Na sexta-feira (26/11), o vice-presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Dr. Paulo Morassutti, participou do Fórum Contra o Câncer que marcou o lançamento do Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

O Estatuto reúne direitos dos pacientes e sistematiza todas as leis aprovadas na Assembleia Legislativa, relacionadas à doença. A legislação, de autoria do deputado Vilmar Lourenço, foi aprovada pelo plenário do Parlamento gaúcho no final de 2019 e sancionada pelo governador Eduardo Leite em janeiro de 2020, sob o número 15.446. O Estatuto passou a vigorar este ano.

Os principais temas expressos no Estatuto estão relacionadas à ações e campanhas preventivas; a rede de serviços regionalizada e descentralização do atendimento; ao fomento à realização de estudos epidemiológicos e clínicos; ao  fornecimento de medicamentos eficazes e assistência imediata nos serviços de saúde e a garantia da presença de acompanhante durante o atendimento e a internação, em tempo integral.

Também estavam presentes no Fórum o secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta; a defensora pública estadual, Regina Borges de Medeiros; dos médicos Fernando Obts, Ernani Rhoden e André Berger e a gestora executiva e de marketing da ONG Imama, Samsara Nyaya Nunes.

Fonte: ASCOM AMRIGS com informações da Agência de Notícias ALRS
Foto: Divulgação



Todas Notícias