Notícias

22/12/2021 - Opinião | A casa do médico gaúcho, há 70 anos



A comemoração dos 70 anos da Associação Médica do Rio Grande do Sul ensejou júbilo e orgulho para todos nós. Serviu para relembrar nossa história, fortalecer nossos propósitos e reafirmar nossa determinação pela promoção da saúde em todos os seus níveis. A AMRIGS foi fundada em 27 de outubro, de 1951, na época localizada em uma pequena sala na Rua Uruguai. Passamos pela sede da Avenida Salgado Filho e, desde 1990, nos encontramos na nossa belíssima sede da AMRIGS e porque não dizer futurista que contou com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Abarcamos quase 50 sociedades de especialidades médicas. Contamos com quase 30 seccionais espalhadas por todo o estado. Temos um Departamento Universitário extremamente atuante. Nossos principais patrimônios são a Revista Científica da AMRIGS publicada desde os anos 50 e a Prova AMRIGS chancelada pela Associação Médica Brasileira desde 2019 e aplicada em vários estados do Brasil com 50 anos de sucesso.

Porém, a AMRIGS é ainda mais. Nossa vocação é promover a ciência médica e replicar o conhecimento técnico-científico. Nosso compromisso é fortalecer a Medicina de qualidade e estimular as melhores práticas. Nossa atuação é abraçar os médicos de todas as gerações integrando cultura, tecnologia e sabedoria.

Pautamos tópicos de relevância que influenciam diretamente na saúde como a qualidade do ensino médico, as condições de trabalho médico, o Revalida e a moratória das escolas médicas, entre outros. Fomentamos cada vez mais o relacionamento institucional da AMRIGS com organizações da saúde e políticas nas esferas municipal, estadual e federal. Desde 2020 estamos atuando e colaborando em vários fóruns de saúde. Hoje são oito ambientes nos quais fazemos política institucional de saúde em benefício da sociedade gaúcha e do nosso povo. Incorporamos modernamente os critérios da ESG de grandes empresas através da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa.

Por tudo isso, 70 anos é mais que um legado. A AMRIGS foi...é...e continuará sendo, a casa do médico gaúcho.

Dr. Gerson Junqueira Jr.
Presidente da AMRIGS



Todas Notícias