Notícias

11/01/2022 - AMRIGS atua no Comitê Estadual de Saúde participando do plano de operacionalização da vacinação infantil e tempo de isolamento domiciliar da COVID-19



O Comitê Estadual de Saúde realizou reunião nesta segunda-feira (10/01) com integrantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID e a presença online do presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr.

Na ocasião foi definido o início da vacinação infantil, que já começa no próximo dia 19 em todos os municípios do Rio Grande do Sul. O cronograma seguirá o que é feito desde o início da imunização: os primeiros vacinados serão crianças entre cinco e onze anos, sendo aplicadas em 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. As 862.747 crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo a ser imunizado.

Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a Secretaria Estadual da Saúde aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação precisam ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

O Plano de Operacionalização da Vacinação de Crianças de 5 a 11 anos também foi apresentado no Centro de Operações de Emergências em Saúde. O documento será publicado no site da Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (11/01).

Diante da atual situação epidemiológica da COVID-19, com o aumento de casos da nova variante Ômicron, avanço na proporção de pessoas imunizadas e aumento expressivo de pessoas com sintomas respiratórios, também foi pauta da reunião a readequação do organograma de quarentena para pacientes assintomáticos.

Fonte: ASCOM AMRIGS e ASCOM Secretaria Estadual de Saúde



Todas Notícias