Notícias

26/05/2022 - Centro de Operações de Emergências da Saúde do RS anuncia programa que prevê qualificação de leitos pediátricos



Nesta terça-feira (24/05), o Centro de Operações de Emergências da Saúde do Rio Grande do Sul anunciou um plano de contingência para atender a demanda hospitalar de emergências pediátricas, em reunião que contou com a participação e envolvimento do presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr.

O plano prevê a expansão da capacidade de atendimento com o suporte para a qualificação de até 100 leitos pediátricos intensivos com telemedicina pediátrica. Os casos serão discutidos à distância, por chamadas de telefone e vídeo, determinando as ações a serem adotadas no acompanhamento do paciente.

Em março deste ano, grupo formado pela AMRIGS, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), Secretaria Estadual da Saúde do RS, Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (COSEM RS) e Sociedade de Pediatria do RS (SPRS) se reuniu para desenvolver documento que aponta medidas para melhora da situação dos leitos de UTI neonatal e pediátrica no estado, onde constam critérios técnicos e de gestão sobre a locação dos leitos de UTI neonatal e pediátrica.

Aprovado na reunião do COE de ontem, o plano de contingência tem previsão de entrar em operação a partir da primeira quinzena de junho.

Fonte: Ana Carolina Lopes
Foto: Divulgação AMRIGS



Todas Notícias