Notícias

10/06/2022 - Evento mundial de cirurgia bariátrica realiza procedimentos no Hospital Divina Providência e no da Brigada Militar transmitidos ao vivo na AMRIGS



Segundo dia de atividades do B.E.S.T. 2022 - Bariatric Endoscopy Surgery Trends levou conhecimento e mostrou o grande potencial tecnológico de procedimentos cirúrgicos de uma forma inovadora

Em dois dias, mais de 10 procedimentos foram realizados e transmitidos ao vivo do Bloco Cirúrgico do Hospital da Brigada Militar e do Hospital Divina Providência (HDP), um dos principais hospitais do Sul do país e que possui o certificado de Excelência em Cirurgia Metabólica pela STC - Surgical Review Corporation. Os participantes acompanharam diretamente do Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

Durante a mesa redonda sobre complicações em cirurgia bariátrica e cirurgia revisional, o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr., especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Digestiva, articulou que é necessário diferenciar os tipos de pacientes e seus processos de perda de peso, possibilitando, assim, que o médico escolha a técnica que se sente mais confortável. O cirurgião destacou, ainda, que o procedimento Bypass na bariátrica é “padrão ouro na cirurgia revisional”.

“A escolha do método a ser adotado é muito variada, dependendo das condições de cada paciente e da investigação do que faz aquele indivíduo conseguir ou não manter o peso. Existem várias opções e cada um vai optar pela técnica mais favorável, lembrando sempre que o bypass é o padrão ouro na cirurgia revisional”, disse.



Com a experiência da robótica, o médico Luiz Alfredo D'Almeida, realizou o procedimento ao vivo diretamente do Hospital da Brigada, e trouxe técnicas, dicas e orientações, ressaltando o papel importante da tecnologia em cirurgias bariátricas e metabólicas.

“A robótica oferece muitos ganhos. Nós, médicos, conseguimos operar com conforto, precisão e agilidade, além de ter como vantagem um pós-operatório sem dor para o paciente. Além disso, o robô faz movimentos exatos e apenas o necessário, promovendo uma cirurgia mais rápida", relatou.

A programação segue no sábado (11/06). Nos três dias, serão 15 procedimentos, a serem executados por 20 cirurgiões, transmitidos ao vivo e com comentários simultâneos de autoridades nacionais e internacionais, direto da AMRIGS, que representam países como Canadá, Israel, Estados Unidos, França, Portugal, Espanha, México, Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai.

Os procedimentos são Bypass Gástrico, Sleeve Gástrico, Cirurgia Revisional, Duodenal Switch, Interposição Ileal, Bypass Gástrico com Anastomose Circular, Bypass Gástrico Robótico, Cirurgia Revisional para Bypass, Sleeve Nissen e Cirurgia Robótica - Bypass.

Comissão das Especialidades Associadas (COESAS)

O segundo dia de B.E.S.T também foi marcado pela realização do Simpósio das COESAS RS, evento baseado no Programa de Educação Continuada, onde diferentes especialistas das Equipes Multiprofissionais Bariátricas do Brasil trocaram informações e atualizações a respeito dos tratamentos cirúrgicos para a obesidade. Tendências em tecnologias no acompanhamento multidisciplinar, processo pré-operatório, e cirurgia bariátrica em paciente com Síndrome de Down foram alguns dos conteúdos apresentados hoje.

O simpósio recebeu psiquiatras, psicólogos, educadores físicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. Os painéis da Comissão continuarão no sábado (11/06).

Sábado

A programação no sábado (11/06) inicia às 7h30min com cirurgias primárias e revisionais. Estão previstos procedimentos de Cirurgia Robótica – Bypass, Bypass Gástrico e Sleeve Gástrico.

Simpósio satélite discorre sobre a plataforma Versius - Uma Nova Visão da Robótica. Após, a temática será complicações em Cirurgia Bariátrica. Por fim, especialistas debaterão a Cirurgia Bariátrica e Metabólica, e a Robótica. O encerramento, com a participação dos coordenadores do evento, Dr. Gerson Junqueira Jr., Dr. Renato Souza, e Dr. Nilton Tokio Kawahara está previsto para às 12h30min.

Fonte: Ana Carolina Lopes e Gracielle Balsan
Colaboração: Marcelo Matusiak e Assessoria de Imprensa Hospital Divina Providência
Fotos: Rafael Azeredo, Ana Carolina Lopes e Thales Duarte 



Todas Notícias