Notícias

11/06/2022 - Futuro da cirurgia bariátrica passa pela robótica



Tema esteve presente no último dia do B.E.S.T. 2022 - Bariatric Endoscopy Surgery Trends na AMRIGS

Foram três dias de experiências inovadoras na Medicina e de muito aprendizado. O Bariatric Endoscopic Surgery Trends - B.E.S.T., considerado um dos principais eventos de cirurgia bariátrica no mundo e um dos únicos no qual são realizadas cirurgias ao vivo, encerrou no final da manhã deste sábado (11/06) com um balanço extremamente positivo.

A realização do evento é da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do Hospital Divina Providência (HDP). Os procedimentos foram desempenhados nos blocos cirúrgicos do Hospital da Brigada Militar e do Hospital Divina Providência (HDP), com os participantes acompanhando as cirurgias ao vivo diretamente do Centro de Eventos da AMRIGS. Para o presidente da Associação Médica, Dr.Gerson Junqueira Jr, o evento foi um grande sucesso.

“Nos traz uma nova perspectiva após dois anos de muito trabalho em que estivemos com os olhos muito voltados apenas a COVID-19. Para nós, da Associação Médica do Rio Grande do Sul, foi a realização de um sonho. Foi nosso primeiro grande teste proporcionando uma nova área física para receber os eventos médicos. Queremos agradecer a todos envolvidos e, especialmente, ao Dr. Nilton Kawahara, idealizador do B.E.S.T.”, afirmou.

No último dia de evento, foram realizadas duas cirurgias de Sleeve Gástrico, uma de Bypass Gástrico e de Cirurgia Robótica - Bypass. Elas ocorreram no bloco cirúrgico do HDP, um dos principais hospitais do Sul do país e que possui o certificado de Excelência em Cirurgia Metabólica pela pela STC - Surgical Review Corporation. Durante as palestras no Teatro AMRIGS, os profissionais abordaram temas como a robótica nas cirurgias bariátrica e metabólica e como ela representa o futuro; e complicações em cirurgia bariátrica.

A coordenação regional do 19º B.E.S.T. foi do Dr. Renato Souza, que está há 42 anos no Divina Providência e é considerado referência na área.

"Em nosso evento, foram realizados procedimentos novos. As cirurgias robóticas e cirurgias na área de laparoscopia foram inovadoras e realizadas por cirurgiões internacionais. São procedimentos que provavelmente serão utilizados a partir de agora pela nossa equipe e demais cirurgiões nos centros de excelência do Brasil. É um avanço muito importante na área da cirurgia bariátrica e metabólica” explicou.

Comissão de Especialidades Associadas à Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica Metabólica (COESAS)

As palestras da Comissão de Especialidades Associadas à Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica Metabólica, trataram do primeiro ano pós-operação, manejo de complicações e alternativas de treinamento físico após o procedimento, além de comportamento alimentar e os efeitos deste tipo de cirurgia. Esteve em pauta, ainda, a cirurgia bariátrica em adolescentes.

Este segmento do B.E.S.T reuniu, além de médicos, profissionais como educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos.

Ao todo, durante o 19º Bariatric Endoscopic Surgery Trends, foram 15 cirurgias em 3 dias, mobilizando 20 cirurgiões de 15 países. Os comentários simultâneos contaram com a participação de especialistas nacionais e internacionais, direto da AMRIGS, que representaram países como Canadá, Israel, Estados Unidos, França, Portugal, Espanha, México, Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai.

Fonte: Marcelo Matusiak, Weverton Kamphorst e Ana Carolina Lopes
Colaboração: Assessoria de Imprensa Hospital Divina Providência
Fotos: Thales Duarte 



Todas Notícias