Notícias

13/06/2022 - AMRIGS prestigia lançamento de livro sobre esculturas de Porto Alegre



No último sábado (11/06), o diretor de Exercício Profissional da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Ricardo Moreira Martins, participou do lançamento do livro "A Escultura Pública de Porto Alegre", do autor José Francisco Alves. A obra é comemorativa aos 250 anos da capital. O evento aconteceu na Casa da Memória da Unimed Federação RS, em Porto Alegre.

 

José Francisco Alves é historiador de arte. Após mais de 25 anos de pesquisa e reedições, o livro é uma retrospectiva geral sobre a história de POA e sobre as obras de arte pública que ornamentam o município. São abordados centenas de trabalhos, dos primeiros exemplares instalados em 1865 às peças instaladas em logradouros públicos em 2022.

O Memorial da Gratidão AMRIGS, inaugurado em dezembro de 2021 na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul como parte das ações que marcaram os 70 anos de fundação da instituição, está contemplado no projeto do autor. A referência ao monumento é feita em um capítulo que retrata as homenagens aos profissionais da saúde. Considerado o maior tributo dedicado à classe médica no Brasil, as esculturas são um reconhecimento aos profissionais da saúde que trabalharam no combate à COVID-19 e aos que, infelizmente, perderam suas vidas para o vírus. 

De autoria do escultor e cirurgião plástico Paulo Favalli, o Memorial da Gratidão AMRIGS constitui-se de três painéis fundidos em bronze, que retratam os momentos da pandemia: A Morte, A Ciência e A Cura.

Fonte: ASCOM AMRIGS
Fotos: Divulgação



Todas Notícias