Notícias

27/06/2022 - Médicos recebem aplicação da 4ª dose da vacina contra a COVID-19 e também são imunizados contra a gripe



Ação promovida pela AMRIGS neste domingo (26/06), em Porto Alegre, foi voltada para profissionais associados e não associados

A Secretaria Estadual da Saúde aponta que 900 mil pessoas já tomaram a 4ª dose da vacina contra a COVID-19 no Rio Grande do Sul. No entanto, o número da população que ainda possui dose de reforço em atraso chega a 2.762.970, recorte que coloca em alerta autoridades da área. 

Outra doença que preocupa muito com a chegada do inverno é a gripe. Dados mais recentes do SUS indicam que foram aplicadas 380.790 doses de vacinas contra a gripe em Porto Alegre. Do total, 271.535 (52,5%) foram feitas nos grupos prioritários e as demais em outros grupos, com destaque para as 82.398 pessoas que não integram grupos prioritários e aproveitaram a oportunidade para garantir a proteção contra os vírus influenza A H3N2 e H1N1 e B.

Com o propósito de alertar a população sobre a importância de aumentar a proteção contra doenças como a COVID-19 e a gripe, além de oportunizar a imunização para os médicos, a AMRIGS promoveu a aplicação de doses das vacinas durante este domingo em Porto Alegre (RS) na sede da entidade. Puderam tomar a 4ª dose de reforço contra o coronavírus os profissionais que fizeram a 3ª dose até 26 de fevereiro de 2022. Já na vacina contra gripe não houve critérios de elegibilidade.

O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., destacou o protagonismo da entidade nas ações de imunização.

“Nós nos engajamos na vacinação contra a COVID-19 desde o início, lá em 2021, fizemos vários mutirões. A ação também é uma oportunidade para os médicos tomarem a vacina contra a gripe que neste período sazonal é muito prevalente” ressaltou.

A médica Cláudia Leão foi uma das primeiras a receber a 4ª dose contra a COVID-19 na ação da AMRIGS e destacou:

“Nós observamos quanto o reflexo da imunização fez com que os casos de COVID-19 diminuíssem. Também considero importante a vacinação contra a gripe na chegada do inverno, além da população estar usando menos a máscara”, afirmou.

O médico Joel Safir já havia tomado a vacina contra gripe em abril deste ano, mas aproveitou para receber o reforço contra a COVID-19.

"É importante a ação para se proteger e dar o exemplo à população" disse.

O diretor de Comunicação da AMRIGS, Dr. Marcos André dos Santos, alerta que a pandemia embora tenha ficado mais branda a partir de ações como a vacinação contra o Coronavírus, ainda não acabou. Por isso, o médico reforçou que toda população deve se precaver contra as doenças:

“Nós ainda estamos na pandemia e é extremamente importante que a população de maneira geral se vacine, se proteja e se previna, porque a gente não sabe o que pode vir por aí. Com a vacinação nós vimos como mudou a pandemia, mas acompanhando os dados ainda percebemos uma instabilidade”, apontou.

A ação da AMRIGS foi realizada em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Saúde e Unimed Porto Alegre. Para a imunização contra a COVID-19 foi utilizada a vacina ASTRAZENECA/OXFORD e para gripe a Trivalente.

Fonte: Airton Lemos
Fotos: Gracielle Balsan



Todas Notícias