Notícias

29/06/2022 - Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS intermediará reunião com Secretaria do Estado para tratar da crise do Hospital Universitário de Canoas



O principal encaminhamento da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizada hoje (29/06), é o agendamento de reunião com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, para tratar da emergência pediátrica do Hospital Universitário de Canoas. O objetivo é buscar alternativas para enfrentar a crise na instituição, que está com as portas da emergência em pediatria fechadas há cerca de um mês. A audiência de hoje contou com a participação de representantes da área da Saúde e de entidades médicas, entre eles, o diretor Administrativo da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Dirceu Rodrigues.

Para a presidente da Comissão, a deputada Zilá Breitembach, o problema da pediatria não se restringe apenas ao município de Canoas.

"Em pouco tempo será sentido em todo o Rio Grande do Sul, já que há poucos profissionais para uma demanda crescente”, explicou.

Segundo o diretor técnico do hospital, Dr. Paulo Nader, parte da crise já foi tratada. Contudo, o médico pediatra revelou que o hospital não está habilitado pelo Estado para ser referência em pediatria, o que garantiria um repasse de cerca de R$ 300 mil por mês e ajudaria a sobrevivência financeira da instituição. A situação também deverá ser discutida com a secretária de Saúde, por sugestão do deputado Dr. Thiago Duarte, que solicitou ao diretor a apresentação de um plano estratégico para a reabertura da área hospitalar.

Fonte: ASCOM AMRIGS com informações Agência de Notícias ALRS
Foto: Divulgação AMRIGS 

 



Todas Notícias