Notícias

13/07/2022 - Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS coloca em pauta a saúde do homem



A Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta quarta-feira (13/07), tratou da temática da saúde do homem, especialmente sobre câncer de próstata. O debate foi conduzido pela presidente do Colegiado, deputada Zilá Breitenbach.

No encontro virtual, Dra. Karin Anzolch, presidente da Sociedade de Urologia – RS representou a AMRIGS, destacando que o diagnóstico tardio no Brasil chega a 20% dos casos, impactando de forma negativa os pacientes. Com o propósito de ressaltar a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas, as entidades se colocaram à disposição para ajudar na construção de medidas básicas no atendimento das unidades de saúde.

Como desfecho, a deputada Zilá Breitenbach avaliou que a audiência foi um grande alerta para os gestores em saúde pública. "É importante buscar articulação com a Secretaria Estadual de Saúde e, principalmente, com as secretarias municipais, junto ao programa básico de saúde". Zilá considerou que o câncer de próstata parece ter sido esquecido pelos gestores, e é necessário aumentar as informações e recomendações preventivas sobre o tema. A deputada propôs a criação de Frente Parlamentar Sobre a Saúde do Homem e a elaboração de material gráfico com as recomendações médicas sobre o assunto, para ser encaminhado aos prefeitos e secretarias municipais de saúde. 

Fonte: ASCOM com informações Agência de Notícias AL RS



Todas Notícias