Notícias

19/07/2022 - Deputada Fran Somensi debate IPE Saúde e Regulação de Leitos na Diretoria da AMRIGS



Parlamentar preside a Comissão Especial da Regulação de Leitos e dos Serviços de Saúde no RS

Durante a reunião de Diretoria da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), a deputada estadual Fran Somensi (Republicanos), apresentou as pautas e o resultado dos debates que a Comissão Especial da Regulação de Leitos e dos Serviços de Saúde no Rio Grande do Sul vem fazendo durante o ano de 2022.

Como resultado de dezenas de reuniões realizadas em diferentes regiões do estado, a Comissão reúne relatos de situações em que há problemas da destinação de leitos hospitalares para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A deputada defende o diálogo permanente entre as instituições de saúde, gestores públicos e prestadores de serviço para assegurar o bom funcionamento do modelo implantado no Rio Grande do Sul para a regulação dos leitos hospitalares.

Soluções simples, como a padronização de sistemas de informática para que o tráfego de dados dos pacientes seja mais ágil, são sugestões que deverão ser formalizadas pela Comissão Especial.

Fran Somensi também ouviu relatos dos diretores e do médico cirurgião vascular Nilo Mandelli, que já realizou diversos estudos sobre regulação no RS durante o mandato do ex-governador Germano Rigotto (2003-2006).

IPE Saúde
Na ocasião, o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., reforçou o posicionamento da entidade que, da mesma forma, defende o amplo debate sobre o funcionamento do IPE Saúde, plano de saúde dos servidores estaduais do Rio Grande do Sul. Junqueira apresentou à deputada diversos casos em que há desperdício de material utilizado em cirurgias bariátricas. "São casos em que poderia haver mais racionalidade nos custos, trazendo mais economia para o sistema", ressaltou.

A composição do Conselho do IPE, que atualmente não tem nenhum representante da classe médica, também é uma pauta de debate da AMRIGS e que foi levada ao conhecimento da deputada e de integrantes de seu gabinete na Assembleia Legislativa. A AMRIGS defende uma reformulação no Conselho para que haja a presença de representantes das entidades médicas.

 



Todas Notícias