Notícias

03/08/2022 - O que ainda falta para aumentar a conscientização sobre a importância da amamentação?



Ciclo de Palestras AMRIGS integra a programação do Agosto Dourado e traz especialistas para debater o assunto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam a oferta exclusiva do aleitamento para os bebês até o sexto mês de vida e complementado até os dois anos de idade ou mais. Porém, apesar da riqueza da amamentação, ainda existem dificuldades físicas, mitos e informações incompletas sobre o assunto. Por isso, acontece no dia 9 de agosto, a partir das 19h, o “Ciclo de Palestras AMRIGS: Os benefícios da amamentação para a criança, a lactante e a sociedade”. O evento é uma iniciativa da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional RS.

Uma das palestrantes será a médica ginecologista e obstetra especializada em mastologia, Betina Volbrecht. A convidada é mestre e doutora em Gerontologia, Master Internacional em Mastologia Umberto Veronesi pela UDIMA Madrid, professora da Escola de Medicina PUCRS.

O evento também contará com a presença do Dr. Leandro Meirelles Nunes médico pediatra e neonatologista, mestre e doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS.

“A amamentação é uma prática fundamental para a promoção da saúde das crianças, pois fornecem do ponto de vista nutricional o que há de melhor em macronutrientes e micronutrientes nos aspectos quantitativos e qualitativos”,afirma o pediatra, Leandro Nunes.

A mediação será feita pela Dra. Dilma Tessari, diretora de integração social da AMRIGS e médica ginecologista e obstetra.

De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a amamentação reduz o risco de obesidade e está relacionada à maior capacidade cognitiva e qualidade de vida na fase adulta, trazendo impactos sociais positivos.

A palestra será realizada online via Sympla Streaming. A participação é gratuita mediante inscrição que pode ser feita aqui.

Saiba mais sobre nossos palestrantes:

Dra. Betina Vollbrecht é médica ginecologista e obstetra especializada em mastologia, Mestre e Doutora em Gerontologia, Master Internacional em Mastologia Umberto Veronesi pela UDIMA Madrid, professora da Escola de Medicina PUCRS, preceptora da Residência Médica em Mastologia do Hospital São Lucas da PUCRS e médica mastologista do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus, e do grupo ONCOCLÍNICAS.

Dr. Leandro Meirelles Nunes é médico pediatra e neonatologista, Mestre e Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS, professor Adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRGS, preceptor da Residência Médica em Pediatria e Neonatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, chefe da Unidade de Alojamento Conjunto do Serviço de Neonatologia do HCPA e consultor internacional em aleitamento materno certificado pelo IBCLE.

Realização: Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)

Apoio: Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional RS.

Fonte: Marcelo Matusiak e Gracielle Balsan
Foto: Divulgação AMRIGS



Todas Notícias