Notícias

03/08/2022 - Casa de cuidados paliativos é inaugurada pelo Instituto do Câncer Infantil



O Instituto do Câncer Infantil (ICI) inaugurou na manhã desta quarta-feira (03/08) uma casa de acolhimento para pacientes em cuidados paliativos. O espaço abrigará crianças e adolescentes oncológicos que não têm mais chance de cura, oferecendo conforto físico e psicológico aos pacientes e também aos seus familiares. A cerimônia contou com a presença do presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr.

 

Adquirida pelo ICI em novembro de 2020, a casa fica localizada na Rua Augusto Pestana, no bairro Santana, e foi reformada para atender até três pacientes com um acompanhante cada. O atendimento será gratuito, com tempo de permanência indeterminado.

Segundo o oncologista pediátrico, fundador e superintendente do ICI, Dr. Algemir Brunetto, entre 20% e 25% desses pacientes oncológicos não têm mais possibilidade de tratamento curativo e a situação restante era ficar no hospital ou em casa. A casa do Instituto do Câncer Infantil oferece suporte de uma equipe multidisciplinar, um ambiente aconchegante com conforto físico e psicológico e assistência 24h.

 

Também estavam presentes no evento o Chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Dr. Lauro Gregianin; a coordenadora do Internato de Pediatria e do programa de Residência Médica em Pediatria da PUCRS, Dra. Virgínia Nóbrega; a oncologista, Dra. Sheila Ferreira; Alfredo Guilherme Englert, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; e o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), Dr. Carlos Sparta.

Fonte: ASCOM AMRIGS
Fotos: Gracielle Balsan/AMRIGS 

 



Todas Notícias