Notícias

19/08/2022 - Cidade mais antiga do Rio Grande do Sul recebe a Diretoria da AMRIGS



Membros da diretoria da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foram a Rio Grande, na região portuária do estado, para acompanhar a edição de agosto da Caravana Digital AMRIGS nesta sexta-feira (19/08).

O presidente da entidade, Dr. Gerson Junqueira Jr.; o diretor de Finanças, Dr. Breno Acauan Filho; e o diretor de Assistência e Previdência e coordenador do projeto Caravana Digital AMRIGS, Dr. João Rogério Bittencourt da Silveira, iniciaram a agenda no município com reunião na Prefeitura, com o vice-prefeito, Sérgio Webber, e a secretária da Saúde, Zelionara Pereira Branco.

Na ocasião, a AMRIGS oficializou compromisso com a cidade, manifestando apoio e colaboração junto aos gestores municipais, visando contribuir e participar ativamente do debate e ações que fortaleçam a Saúde.

Os diretores foram acompanhados durante o dia pelo seu conselheiro nato, Dr. José Carlos Henrique Duarte dos Santos, pelos membros do seu Conselho de Representantes, Dr. Hélio Martinez Balaguez e Dr. Cheple Abib; e pelo presidente da Associação Médica do Rio Grande, Dr. Paulo Neves Figueiredo.

O segundo encontro do dia foi na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Claudio Moss da Silva; e os professores Leonardo Alves e Fabiane Aguiar dos Santos Gatti. O Departamento Universitário da AMRIGS, organização composta por acadêmicos dos cursos de Medicina do RS, segue com atuação na FURG, através das representantes Nadine Kinetz Funck e Alessandra Rosiak, estudantes da universidade.

Na parte da tarde, o primeiro compromisso foi na Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. Os médicos foram recebidos pelo presidente da Santa Casa, Dr. Renato Silveira; pelo vice-presidente, Dr. Clóvis Klinger; e pelo superintendente, Dr. César Paim. O hospital atua sob este nome desde 1909, mas sua história começou mais de 80 anos antes. O conselheiro da AMRIGS, Dr. Hélio Martinez Balaguez, foi o coordenador e o responsável pela implantação dos Programas de Residência Médica nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica e Psiquiatria na Santa Casa do Rio Grande, em 1997.

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da FURG foi a quarta visita do dia. Ele integra o quadro da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e é parceiro da Associação Médica do Rio Grande do Sul na realização da Prova AMB/AMRIGS de Residência Médica, oferecendo vagas em programas em anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina de família e comunidade, neonatologia, ortopedia e traumatologia e pediatria.

A última agenda, antes de se deslocarem para o Anfiteatro da área acadêmica Newton Azevedo do Campus Saúde da FURG para a Caravana Digital AMRIGS, foi na Unimed Litoral Sul. O atual presidente do Conselho de Administração da cooperativa é o conselheiro nato da AMRIGS, Dr. José Carlos Henrique Duarte dos Santos. A instituição iniciou sua história em 1994 com 40 médicos fundadores. Atualmente, sua área de atuação também abrange os municípios de São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS 
Fotos: Richard Furtado (Prefeitura de Rio Grande), Gislaine Rodrigues (Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande) e Indiara Costa Acosta (Unimed Litoral Sul)



Todas Notícias