Notícias
27/09/2022 - Especialistas debatem o mal que o estresse no trânsito pode causar
Tweet
Ciclo de Palestras AMRIGS deste mês é dedicado ao trânsito e terá transmissão online. Participação é gratuita
Os brasileiros que residem nas capitais passam cerca de 2h do seu dia no trânsito para ir a lugares como trabalho, escola, faculdade ou para fazer compras, o que equivale a 21 dias/ano. Os dados são da Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o SEBRAE. Esse fenômeno provoca uma série de impactos físicos e psicológicos, como aumento do estresse, ansiedade, fadiga muscular e desgaste das articulações, além de provocar frequentes dores nos ombros, costas, coluna e aumentar o risco de problemas cardíacos.
O Ciclo de Palestras da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) deste mês faz referência a Semana Nacional do Trânsito, realizada anualmente em setembro, com o objetivo de incentivar, junto à sociedade, um trânsito mais seguro. Especialistas irão discorrer sobre cuidados importantes para enfrentar essa realidade, sem prejuízo ao corpo e à mente. A atividade ocorrerá de forma online na quarta-feira (28/09), às 19h, com transmissão ao vivo via Sympla Streaming. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita aqui, até às 19 horas do dia 28 de setembro. Haverá emissão de certificados.
O mediador do encontro será o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Dr. Marcos Paulo de Souza.
A primeira palestra será conduzida por Ricardo Hegele, graduado em Medicina e Direito, especialista em Medicina do Tráfego e especialista em Medicina do Trabalho. Atualmente ocupa o cargo de presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego RS (ABRAMET-RS) e de vice-presidente da ABRAMET nacional.
A seguir, acontece apresentação do médico especialista em Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia e Artroscopia do Joelho e Medicina e Ciências do Esporte, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), Dr. Rafael Noschang.
Por fim, a programação reserva espaço ao médico especialista em Traumatologia de Urgência, com residência médica em Traumatologia e Ortopedia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre com R4 em cirurgia do quadril e membro da Sociedade de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Dr. Walmor Weissheimer Junior.
A iniciativa é da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (ABRAMET) e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional RS (SBOT RS).
Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: AMRIGS
Todas Notícias

Setembro Verde: AMRIGS participa de Simpósio dedicado a conscientização da importância da doação de - 21/09/2023

Minuto Saúde AMRIGS no Menu POA tem como tema a prevenção do suicídio - 19/09/2023

AMRIGS participa da Caminhada Setembro Amarelo para conscientização sobre saúde mental e prevenção d - 18/09/2023

V CDU AMRIGS aborda reflexões e debates essenciais para a nova geração de médicos - 18/09/2023

Encontro entre entidades revela avanços significativos nas negociações de aumento dos honorários méd - 15/09/2023

AMRIGS debate importância da saúde mental e aborda relação entre autolesão, depressão e suicídio - 15/09/2023

União em tempos de adversidade: AMRIGS e IVS oferecem auxílio à vítimas das enchentes no Vale do Taq - 15/09/2023

Instalação da Frente Parlamentar em Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos reforça compromi - 13/09/2023

Inscrições do Prêmio AMRIGS de Jornalismo e de Melhores Práticas na Medicina encerram em breve - 12/09/2023

V Congresso do Departamento Universitário da AMRIGS aborda "Vantagens e Desafios do Acadêmico de Med - 12/09/2023

Nota de Pesar | César Amaury Ribeiro da Costa - 12/09/2023
