Notícias

03/11/2022 - Opinião | Prova AMB/AMRIGS: o primeiro passo de uma longa caminhada ao lado dos futuros médicos



A aproximação de mais uma edição da Prova AMB/AMRIGS nos traz uma amostra da importância da qualificação profissional no meio médico. A nossa expectativa é recebermos, mais uma vez, milhares de acadêmicos e recém-formados que dedicam horas aos estudos e que almejam o próximo passo na carreira. Queremos estar ao lado destes que serão os nossos futuros médicos especialistas em diversas áreas.

O programa de Residência Médica é reconhecido no Brasil desde o final dos anos 70 e, com o passar do tempo, tornou-se o principal meio de especializar os médicos do país. Trata-se de uma importante ferramenta para realização de um sonho para o jovem estudante ao mesmo tempo que cumpre a missão de complementar a formação da faculdade. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas. Quando cumprida integralmente, dentro de determinada especialidade, confere ao médico-residente o título de especialista.

A participação da AMRIGS na vida acadêmica dos futuros médicos está presente na Prova AMB/AMRIGS que, com sua tradição cinquentenária, é reconhecida no Brasil inteiro como um importante instrumento de avaliação da categoria. O histórico é de crescimento. Em 2014, a Prova foi realizada em Santa Catarina em parceria com a Associação Catarinense de Medicina e, em 2016, no Mato Grosso do Sul. Através de uma parceria firmada em 2019 com a Associação Médica Brasileira (AMB), a avaliação passou a ser intitulada Prova AMB/AMRIGS, mantendo o mesmo formato de edital, aplicação e divulgação, mas com o aval da maior entidade representativa da classe médica do país.

A aplicação será no dia 27 de novembro. O edital e outras informações estão disponíveis no site www.amrigs.org.br/prova

Dr. Gerson Junqueira Jr.
Presidente da AMRIGS



Todas Notícias