Notícias

28/11/2022 - Associação Médica do Rio Grande do Sul inaugura exposição sobre Oscar Niemeyer



Mostra intitulada "À Frente do Tempo", sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, poderá ser visitada de 5 de dezembro de 2022 a 30 de junho de 2023 na sede da AMRIGS

Oscar Niemeyer foi um dos maiores arquitetos do Brasil, trazendo uma memorável linha de vida e obras que marcam traços em diversas edificações em nosso país e no mundo. Em Porto Alegre, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul, estão presentes os traços do renomado profissional.

Durante a exposição “À Frente do Tempo” serão apresentadas as plantas originais assinadas pelo arquiteto, uma maquete e um modelo virtual 3D produzidos especialmente para a ocasião, documentos da época e um painel com o panorama da produção deste arrojado projeto pensado para ser o primeiro centro de eventos do Rio Grande do Sul e a primeira obra do renomado arquiteto no Estado.

“A história envolvendo a Associação Médica do Rio Grande do Sul e Oscar Niemeyer é pouco conhecida pela população. O projeto original de nossa atual sede é de Niemeyer. Será uma oportunidade para que todos possam ver arquivos muito ricos em cultura e história como plantas arquitetônicas e projetos, todos assinados pelo arquiteto", afirma o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

A data de inauguração do evento, 5 de dezembro, não foi escolhida por acaso. Niemeyer morreu aos 104 anos, no Rio de Janeiro, neste dia em 2012. O projeto é de realização da AMRIGS em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS).

“A exposição almeja, acima de tudo, valorizar os feitos e as intenções. A sede que a AMRIGS possui hoje é fruto do grandioso esforço empregado por gerações de médicos que ao longo dos anos vêm promovendo saúde, conhecimento, cultura e bem-estar social”, afirma o curador da exposição, Rodrigo Marroni.

As obras estarão expostas no Foyer da AMRIGS com acesso gratuito. A solenidade de inauguração, prevista para o dia 5 de dezembro, às 19h30min, será aberta ao público.

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: Divulgação



Todas Notícias