Notícias

29/05/2023 - AMRIGS e Instituto Vida Solidária promovem campanha oftalmológica para atender Comunidade São Pedro em Porto Alegre



Ao longo do sábado (27/05), médicos voluntários realizaram consultas com a comunidade em uma Unidade Móvel cedida pelo Lions Distrito 3

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e o Instituto Vida Solidária (IVS) deram início a uma série de ações voltadas para o cuidado com a saúde visual. A campanha conta com a parceria do Laboratório Forla, renomado pela produção de lentes oftálmicas de alta tecnologia e personalização, da Fundação Leonística de Assistência Social do Distrito LD3, e da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS). O objetivo é proporcionar atendimento oftalmológico de qualidade e conscientizar sobre a importância da saúde ocular, de fazer exames oftalmológicos regulares, adotar hábitos saudáveis para os olhos com um tratamento adequado para qualquer problema detectado, mas acima de tudo, ampliar as oportunidades a pessoas que não têm acesso à atendimento de qualidade.

 

 No sábado (27/05), foi realizada a primeira desta série ações, com médicos voluntários atendendo a Comunidade São Pedro, em Porto Alegre, utilizando uma unidade móvel cedida pelo Lions Distrito 3.

“O objetivo da nossa ação é promover a cidadania, auxiliando os indivíduos a se tornarem cidadãos plenos e competentes para o mercado de trabalho. Essa iniciativa abrange não apenas as crianças, mas também suas famílias como um todo. A iniciativa foi desenvolvida com dedicação e cuidado, demonstrando nosso compromisso com a comunidade da Vila São Pedro", destacou a diretora de Integração Social da AMRIGS e presidente do IVS, Dilma Maria Tonoli Tessari.

As triagens para o processo foram realizadas na comunidade São Pedro entre 22 e 26 de maio. Segundo Carmem Reis, coordenadora do Instituto Vida Solidária, o projeto é notável por proporcionar um tratamento abrangente da saúde ocular para pessoas sem recursos financeiros suficientes.

"Através da triagem, pudemos constatar a grande demanda de pessoas que nos procuram em busca de acesso a óculos e exames oftalmológicos. Essa iniciativa terá um impacto significativo na questão social desses moradores, pois muitos deles têm dificuldades de leitura devido a problemas de visão, além de limitações na socialização. Por isso estamos comprometidos em proporcionar uma melhora na qualidade de vida", destacou.

 

A representante da Área Médica do Laboratório Forla, Bruna Lewis, enfatiza que a campanha também vai viabilizar a doação de lentes e armações.

“É um projeto que une as duas coisas. Assim, os participantes da comunidade podem não só vir à consulta, mas já escolher a armação exatamente como se estivesse na óptica”, disse.

O sábado foi apenas o começo do projeto entre as entidades e parceiros envolvidos. O diretor comercial do Grupo Forla, Ricardo Garbin, prevê a ampliação da campanha oftalmológica.

“Foi um start do projeto Secrecy Social da Forla, que busca levar acessibilidade à saúde visual para as pessoas de baixa renda. Inicialmente são trezentas armações com as lentes contemplando crianças , jovens e adultos de pouco poder aquisitivo. Esse projeto já estava no DNA da Forla e a empresa conseguiu pôr a ideia em prática. Junto com a AMRIGS, queremos ampliar a campanha”, projetou.

O projeto do laboratório tem a jornalista Carla Fachim como embaixadora. A comunicadora realizou recentemente visita à AMRIGS e ao IVS para gravar um vídeo institucional de incentivo à participação da sociedade na causa e conhecer as atividades e instalações.

O diretor de Assistência e Previdência da AMRIGS e vice-presidente do IVS, Dr. João Rogério Bittencourt da Silveira acredita que os óculos já possam ser entregues à comunidade da Vila São Pedro no dia 20 de junho, nas dependências do Instituto Vida Solidária. A intenção é expandir a campanha para outras regiões do Rio Grande do Sul.

“A ideia do projeto é a missão do IVS: salvar vidas. A iniciativa é um piloto contando com os vários entes aproximados que estão diretamente envolvidos na questão da visão. Queremos ampliar a campanha e fazer os procedimentos em outras cidades do estado como Novo Hamburgo, por exemplo, onde já existe uma proposta para fornecer óculos para pessoas em vulnerabilidade social em setembro”, salienta.

  

Entre os parceiros da ação está a organização Lions. Segundo Ignacio Pellizzaro, 1º vice-presidente da Fundação Leonística de Assistência Social do Distrito LD3, que disponibilizou o ônibus da entidade (doado pela Vicasa) para o trabalho, a sociedade precisa se dar conta de como a visão é fundamental para a vida.

“Temos essa experiência há mais de trinta anos. A visão é uma das coisas mais importantes da vida, e às vezes as pessoas não se dão conta” questiona.

 

O presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS), Dr. Marcos Brunstein, um dos médicos voluntários na ação, enalteceu a campanha e prevê mais atividades em outros locais do estado.

"A Sociedade de Oftalmologia do RS, como filiada da AMRIGS, sente-se honrada em levar atendimento médico oftalmológico às pessoas da comunidade assistidas pelo IVS e dar a contribuição da classe oftalmológica gaúcha, cumprindo com o papel e responsabilidade social das nossas entidades representativas para com a população mais necessitada. Esperamos replicar este evento em muito mais ocasiões e rincões do nosso estado, levando prevenção, informação e saúde aos gaúchos".

O evento na AMRIGS contou também com o apoio dos acadêmicos da Liga de Oftalmologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e dos médicos residentes de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

  

Mais informações sobre o trabalho do Instituto Vida Solidária poderão ser obtidas pelo e-mail ivs@vidasolidaria.org.br ou via WhatsApp no número (51) 98065-9242.

Fonte: Airton Lemos
Fotos: Thales Duarte, Airton Lemos e Eduardo Stramari 



Todas Notícias