As entidades representativas da área da saúde do RS que compõem o Grupo Paritário se reuniram na última quinta-feira (24), como vem ocorrendo quinzenalmente, para debater as pautas propostas na última reunião, sobre o orçamento previsto para 2016 e o saldo do Fundo de Assistência à Saúde (FAS).
O presidente do IPERGS, José Parode, iniciou a reunião, onde houve leitura e aprovação da ata da reunião anterior e a apresentação dos dados elaborados pela assessoria de Planejamento e Gestão do Instituto sobre o orçamento para 2016 e os valores mensais do FAS de janeiro a setembro de 2015. O assessor da diretoria de Saúde, Paulo Gnoatto, mostrou os valores despendidos e número de consultas médicas, exames, pronto atendimento, ambulatorial, baixa hospitalar, processos crédito e reembolso, no mesmo período de 2015.
As perguntas sobre os dados apresentados foram sanadas ao longo do encontro e o presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio Allgayer, saudou o IPE pelas informações disponibilizadas e falou que essa ação demonstra o exercício de transparência assumido pela gestão.
A próxima reunião do GP acontecerá no dia 08 de outubro, e terá como pauta o funcionamento do PINPAD, o cálculo do impacto financeiro da implantação da tabela CBHPM e sobre o grupo de trabalho a ser criado para os estudos da PRM ” Preço de Referência dos Medicamentos.
IPERGS cumpre calendário de pagamentos
Desde o início de 2015, foram efetuados quase 700 mil atendimentos (hospitalares, ambulatoriais e pronto atendimento), 2,3 milhões de consultas médicas e 8 milhões de exames complementares, o que resultou em pagamentos médios mensais de mais de R$ 145 milhões aos credenciados no primeiro semestre (não estão computados na média os meses de julho, agosto e setembro).
Confira os totais de atendimentos e valores pagos pelo IPERGS, comparando os períodos de 2014 e 2015.