OMS quer acabar com a epidemia da tuberculose até 2035

OMS quer acabar com a epidemia da tuberculose até 2035

Categoria:

Compartilhar:

OMS quer acabar com a epidemia da tuberculose até 2035

A Organização Mundial da Saúde, OMS, quer acabar com a epidemia da tuberculose até 2035. O objetivo faz parte da estratégia para pôr um fim à doença, lançada em maio do ano passado, quando os países-membros concordaram com um novo plano de ação de 20 anos.
Sociedade civil
Para marcar o Dia Mundial da Tuberculose, neste 24 de março, a agência da ONU fez um pedido a governos, às comunidades afetadas pela doença, organizações da sociedade civil, hospitais e clínicas e a parceiros internacionais.
O coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basilia, o Brasil faz parte de um conjunto de 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo.
De Brasília, em entrevista à Rádio ONU, o médico falou a doença no país.
“(A situação) coloca o Brasil num grande desafio de desenvolver estratégias e investir recursos e ações no sentido de reduzir a incidência e a mortalidade de tuberculose no Brasil, que é muito grande. Nós temos 70 mil novos casos de tuberculose a cada ano com aproximadamente 4,6 mil óbitos, mortes que poderiam ter sido evitadas”
A OMS quer que todos se unam na adoção da estratégia para alcançar, tratar e curar os que sofrem da doença atualmente.
ODMs
Segundo a agência, houve um grande progresso no combate à tuberculose nos últimos anos e o mundo está no caminho correto para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para reverter a transmissão da doença até o final de 2015.
Mas os especialistas da OMS alertam que isso não é o suficiente. Em 2013, 9 milhões de pessoas contraíram a doença e 1,5 milhão morreram.
A estratégia da organização para acabar com a tuberculose prevê um mundo livre da doença, sem mortes, infecções ou sofrimento. O plano determina metas e ações que devem ser alcançadas e cumpridas por governos e parceiros.
Para a OMS, é fundamental fornecer cuidado específico ao paciente, buscar sistemas e políticas que facilitem os trabalhos de prevenção e cuidado médico e avançar com pesquisas e inovações necessárias para acabar com a epidemia.
SAIBA MAIS:

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress