Opinião | O Médico em defesa da Ciência, da Medicina e da Sociedade

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Opinião | O Médico em defesa da Ciência, da Medicina e da Sociedade

No dia 18 de outubro, quando é celebrado o Dia do Médico, queremos reforçar elementos centrais que fazem parte da profissão. A Associação Médica do Rio Grande do Sul, estabelece o seu trabalho em três pilares: a Ciência, a Medicina e a Sociedade. Neste sentido, venho prestar o reconhecimento a cada médico que, de uma forma ou de outra, está inserido nestes quesitos.

A Ciência: acreditamos na produção científica como uma ferramenta fundamental para a evolução da Medicina. Ela possibilita a realização de importantes descobertas no campo da saúde, como as vacinas e a constatação de melhores evidências para se estabelecer diagnósticos e tratamentos mais precisos, como ocorreu na pandemia de COVID-19. Por meio de palestras, cursos, fóruns e reuniões, estabelecemos a missão de aprender e ensinar as boas práticas médicas. Nas nossas atividades estão presentes desde o jovem estudante de Medicina até o mais experiente médico.

A Medicina: atuamos sempre com um olhar atento para a defesa profissional buscando condições e uma remuneração justa para todos os profissionais. Nossos esforços são para que as relações contratuais sejam justas, atendendo aos critérios técnicos, éticos e legais vigentes. Buscamos o máximo respeito ao trabalho do médico e de todos os profissionais que estão ao nosso lado. Não se buscam privilégios, mas sim condições para que cada um atue nas melhores condições para cumprir a nobre missão de salvar vidas e dar qualidade de vida a cada paciente.

A Sociedade: no longo e difícil período da pandemia, ficou evidenciado o protagonismo do médico dentro da sociedade. Ressalto a coragem e determinação de cada um que enfrentou as adversidades com muita força e dedicação. Está na Constituição Brasileira: “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Registramos aqui o nosso reconhecimento e parabenizamos a todos os médicos por esta data tão importante. Com o acesso cada vez mais amplo à informação, o médico tem um papel respeitável não apenas de orientar, mas de corrigir muitas inverdades que chegam até o paciente, antes mesmo dele entrar no consultório, centro clínico ou hospital. Como médicos, somos cada vez mais demandados. Sem medir esforços, seguiremos firmes no propósito de zelar pelo que temos de mais importante: a nossa vida.

Dr. Gerson Junqueira Jr.
Presidente da AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress