Outubro Rosa – Câncer de mama ainda é a principal causa de óbitos entre jovens brasileiras

Outubro Rosa – Câncer de mama ainda é a principal causa de óbitos entre jovens brasileiras

Categoria:

Compartilhar:

Outubro Rosa – Câncer de mama ainda é a principal causa de óbitos entre jovens brasileiras

O maior evento mundial por uma causa de saúde é, sem dúvida, o Outubro Rosa. A data remonta à última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Hoje, portanto, a campanha remete à cor que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e de entidades.
A patologia é a principal causa de morte em mulheres jovens no Brasil e em 2017, serão quase 60 mil novos casos. Portanto, todas as ações da campanha são, como desde a sua origem, direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos. Depois, surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda com sobreviventes, partidas de boliche e iniciativas como a iluminação de monumentos, prédios públicos, pontes e teatros.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso fez com que a cor rosa assumisse um importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Um dos tratamentos da doença é a cirurgia radical, a mastectomia. E, apesar de a lei garantir o direito a reconstrução imediata das mamas, somente em 20% das mulheres ela ocorre no mesmo ato operatório, conforme dados da Sociedade Brasileira de Mastologia. Este dado é insensato, uma vez que a lei existe desde 1999, garantindo uma ou duas próteses para os casos em que o procedimento é indicado.
Sabe-se, ainda, que aquelas mulheres que não têm a sua reparação feita no mesmo ato da retirada, em 60% dos casos jamais o farão. Por isso, uma das ações do evento é conscientizar a população sobre o seu direito, obrigando os gestores públicos ou privados a concederem este direito.
José Luiz Pedrini
Especialista em mastologia ” associado AMRIGS 

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-01 at 12.32.17 AM

Nova Diretoria do CBC-RS reforça compromisso com o desenvolvimento científico e valoriz...

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo RS (CBC-RS) está sob nova gestão para o próximo biênio. A Diretoria, comandada pela mestre Dra. Dóris M .Lazzarotto e tendo como secretário o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., traz consigo u...
amb

AMRIGS participa de reunião do Conselho Deliberativo na Bahia

Serão três dias de debates sobre acertos e melhorias entre as Federadas brasileiras. Esta quinta-feira, 30 de novembro, foi marcada pelo começo da reunião do Conselho Deliberativo e de Planejamento Estratégico da Associação Médica Brasileira (AMB). O encontro aconteceu na cidade de Salvador/BA...
ipe

AMRIGS se reúne com direção do IPE Saúde para realinhar reajustes anunciados na tabela ...

Valores divulgados oficialmente apresentaram discrepâncias entre o acordado em encontros anteriores O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr, se reuniu na manhã desta quinta-feira (30/11) com o diretor de Provimento de Saúde do IPE, Antônio Quint...
plugins premium WordPress