O Farmanguinhos, Instituto de Tecnologia em Fármacos, da Fiocruz, vai começar a produzir o medicamento Atazanavir, utilizado no tratamento de pessoas que vivem com aids. A expectativa é de que acordo consiga reduzir em quarenta por cento os gastos que o Ministério da Saúde tem atualmente com o medicamento. O diretor do Farmanguinos, Rainer Felipe da Silva, comenta a importância da parceria.
"A parceria com a Bristol ela se inseri no contexto das chamadas parcerias de desenvolvimento produtivo. E a ideia de conciliar o lado tecnológico com o lado da saúde, da redução de custos para o Sistema Único de Saúde. Então nesse sentido, o Farmanguinhos firmou esse contrato com a Bristol para que ao final de cinco anos esteja capacitado na produção do Atazanavir, consequentemente na distribuição dele para o Sistema Único de Saúde e com duas características importantes: a incorporação da tecnologia e a economia que isso permite melhor dizendo ao sistema".
O acordo de transferência de tecnologia foi assinado no dia 11, em parceria com o laboratório americano Bristol-Myers. O medicamento será produzido nas concentrações de 200 e 300 miligramas. Atualmente, cerca de 43 mil pacientes brasileiros fazem uso do antirretroviral.
(Reportagem da Web Rádio Saúde. Confira áudio e programação ao vivo).
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.