Palestra em Pelotas aborda aspectos para garantir a qualidade de vida na terceira idade

Palestra em Pelotas aborda aspectos para garantir a qualidade de vida na terceira idade

Categoria:

Compartilhar:

Palestra em Pelotas aborda aspectos para garantir a qualidade de vida na terceira idade

Médico explanou sobre nutrição de idosos e correto diagnóstico de demências em evento que integra a programação da Caravana AMRIGS
Garantir que as pessoas idosas possam desfrutar da terceira idade com qualidade e de forma mais saudável. Este foi o objetivo da palestra do médico geriatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/Secção RS, João Senger, realizada pela Caravana AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul), na Associação Médica de Pelotas, na sexta-feira (26/08). Na ocasião, o especialista falou sobre o correto diagnóstico das demências e sobre a nutrição e fragilidade de idosos.
Diagnóstico de demências e nutrição de idosos foram abordados em palestra (Bruno Silva)
– A faixa da população que mais cresce no mundo é a idosa, porém, estas pessoas ficam extremamente frágeis se não mantiverem uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Portanto, o objetivo foi explanar sobre as formas de se lidar com esta fragilidade – comenta Senger.
A desnutrição em idosos atinge 25% daqueles que convivem em comunidade, chegando até a 40% aos que estão institucionalizados ou hospitalizados. Diante disto, o palestrante reforça que a adoção de hábitos saudáveis deva começar cedo, principalmente com a prática de atividades físicas. 
– Após os 40 anos, todos nós começamos a perder massa muscular, quando chegamos aos 80 anos, já perdemos 40% desta massa. Ao manter uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, é possível evitar as consequências da fragilidade na terceira idade – explica Senger.
Evento ocorreu na Associação Médica de Pelotas (Bruno Silva)
Os exercícios indicados são as atividades aeróbicas, que envolvem múltiplos grupos musculares, e, também, os anaeróbicos, que exigem esforço da musculatura, garantindo o desenvolvimento e manutenção da massa muscular. Todos devem ser realizados com a correta orientação, conforme ressalta o palestrante.
Na ocasião, Senger também esclareceu sobre os procedimentos para diagnosticar as demências que atingem os idosos. Segundo o médico, 10% das pessoas que têm acima de 65 anos apresentam algum quadro demencial, porém, a correta identificação da doença pode ser comprometida inicialmente, visto que muitas vezes, as demências podem ser semelhantes. O palestrante reforça a necessidade de análise do histórico do paciente, exames de imagem e contraste, além da estrutura que o consultório deve oferecer para o diagnóstico.

Confira outras notícias

thumb site

AMRIGS celebra formatura de novos especialistas do Hospital São Lucas da PUCRS

Em um momento repleto de emoções e conquistas, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou da cerimônia de formatura dos residentes do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizada no Salão de Atos no dia 22 de fevereiro. O pres...
thumb site

Hospital Ernesto Dornelles forma 29 residentes em 12 especialidades médicas

A noite de quarta-feira, dia 21 de fevereiro, foi marcada pela formatura de mais uma turma do Programa de Residência Médica do Hospital Ernesto Dornelles, parceiro da Prova AMB/AMRIGS, aplicada anualmente. A cerimônia, que aconteceu no Clube Sogipa em Porto Alegre, contou com a presença do presid...
WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
plugins premium WordPress