Papel da violência e psicanálise é tema de palestra na Escola de Saúde Pública

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Papel da violência e psicanálise é tema de palestra na Escola de Saúde Pública

O médico e psicanalista Roberto Gomes, membro da Sociedade de Psiquiatria de Porto Alegre, realizou uma palestra nesta quarta-feira (14) com o tema As máscaras e faces da Violência,  promovida pelo Departamento de Ações em Saúde(DAS), através da Coordenação de Saúde Mental,  pela Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual da Saúde, pelo  Centro de Estudos José Barros Falcão (CEJBF), e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Roberto Gomes, falou sobre a relação do fenômeno universal “complexo máscara” com a violência à luz das principais teorias psicanalíticas, a função das máscaras em diferentes épocas,  bem como as contribuições da psicanálise ao estudo da violência na sociedade.
Em uma de suas abordagens, Roberto ressalta, que em relação ao uso de máscaras há uma revelação de tempo, espaço, cultura e ações que  imitam a natureza no seu processo de evolução.
Algumas apresentam conotações agressivas ou não, da imagem, transmitindo uma linguagem muitas vezes primitiva. Quanto a violência sua base teórica parte do material e método de Freud no conceito de instinto de vida e instinto de morte, onde para ele se estabelece um equilíbrio entre a vida e a morte, pois a violência está dentro de cada indivíduo.
Apresenta como definição a proposta de que a violência psíquica se expressa nos processos de identificação projetiva que ameaçam a  integridade da pele psíquica   do outro, de si mesmo ou dos  objetos internos. Ou seja, haverá uma configuração que deixará marcas.
A finalidade do estudo é reconhecer papel central da violência na teoria e prática da psicanálise, enfatizar a necessidade de seu enfoque multidisciplinar, caracterizá-la como reação primária e relacionar máscaras com a violência.
O evento que ocorreu no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP/RS) a coordenação  da palestra coube ao psiquiatra Luiz Coronel, diretor do Hospital Psiquiátrico São Pedro.  Prestigiaram o evento o diretor do DAS, Elson Farias, a diretora da ESP, Teresinha Valduga Cardoso e o coordenador Financeiro Luiz Henrique Esteves, pelo HPSP Gustavo de Paiva Soares, Roberta Grudtner, Coordenadora da Coreme,  o diretor-secretário da Associação Brasileira de Psiquiatria, Cláudio Martins, profissionais da área, servidores e acadêmicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress