Ampliar o acesso da população em situação de rua ao atendimento nas unidades de saúde e em serviços especializados, ampliando o vínculo dos profissionais com esse público, está entre os objetivos da ação feita na tarde desta sexta-feira, 13, na praça Pinheiro Machado, bairro São Geraldo. Promovida pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social e Esporte/Fundação de Assistência Social e Cidadania, a iniciativa contou com o auxílio de parceiros e levou diversos serviços à terceira edição do evento, chamado de Passando na Praça.
Os participantes receberam lanche, integraram roda de conversa e fizeram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, com orientações em saúde bucal e coleta de material para investigar a presença de tuberculose. As atividades incluíram confecção do Cartão SUS, corte de cabelos, cabide solidário, com a doação de roupas e sapatos, escovação assistida e entrega de kits de escova, creme dental e enxaguante bucal. No total, foram realizados 36 testes rápidos no ônibus do projeto Fique Sabendo, dos quais nenhum reagente para HIV, seis reagentes para sífilis e dois para hepatite C.
Conforme a apoiadora institucional Suiani Soares Silva, da região Noroeste-Humaitá/Navegantes-Ilhas, trata-se de uma ação estratégica que vem corresponsabilizando a rede de assistência social, saúde e parceiros do território, na perspectiva de sensibilizar o olhar dos profissionais para o acolhimento dos usuários em situação de rua. “Além da atenção a esse público ser uma prioridade de gestão, buscamos aumentar a integração entre os serviços também como forma de aproximação com o projeto de inserção social”, diz Suiani, apostando que os desdobramentos das ações de saúde após o evento também tenham êxito.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) contou com a parceria do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis) para a emissão de certidões de nascimento e casamento, corte de cabelo gratuito pela equipe da escola de beleza do Senac e o Brechó Solidário com a entrega de roupas. A equipe da Fasc também orientou e realizou encaminhamentos de assistência social, através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para as pessoas em situação de rua. Um lanche foi distribuído durante o evento para os participantes.
De acordo com Douglas Röedel, coordenador da equipe de Abordagem Social Ação Rua Humaitá/Navegantes, serviço da Fasc em parceria com a Fundação Fé e Alegria, o evento tem como objetivo levar os diferentes serviços ofertados nas áreas da assistência social e da saúde e orientar as pessoas em situação de rua a respeito dos diferentes pontos de apoio e acolhimento que podem utilizar. “Criamos um espaço de convivência num local que é frequentado por eles aqui no bairro São Geraldo. Levamos os serviços até eles”, explicou Douglas.
A ação integrou profissionais da SMS (unidades de saúde, Centro de Referência da Tuberculose, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Hospital de Pronto Socorro, ônibus Fique Sabendo e Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família), Fasc, Ação Rua e Centro de Referência de Assistência Social, residentes e parceiros institucionais e das redes locais (Associação Brasileira de Odontologia, Sindicato dos Registradores do RS e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac).