Prefeitura de Porto Alegre orienta população sobre cuidados com o frio

Prefeitura de Porto Alegre orienta população sobre cuidados com o frio

Categoria:

Compartilhar:

Prefeitura de Porto Alegre orienta população sobre cuidados com o frio

O frio intenso registrado nos últimos dias exige atenção especial com a saúde e com as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Atenta a essa demanda, a Prefeitura de Porto Alegre amplia as vagas nos albergues e o número de profissionais de saúde para o atendimento à população, além de orientar quanto aos cuidados e prevenção de doenças respiratórias. A Operação Inverno, desenvolvida pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa a diminuir os efeitos nocivos causados pelas baixas temperaturas nesta época do ano. 
A SMS faz a contratação temporária de profissionais por 120 dias. Há aumento de demanda por consultas devido aos agravamentos de problemas respiratórios que acometem principalmente crianças e idosos. Foram contratados temporariamente 135 profissionais de saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e auxiliares de farmácia, todos da lista de aprovados em concurso público.
De junho a setembro, os albergues têm acréscimo de 90 vagas, além das 355 disponibilizadas durante o ano. O serviço de acolhimento é das 19h às 7h – com o atendimento às necessidades básicas. Nestes espaços, são oferecidos um lugar para dormir, cuidados de higiene e alimentação. Além disso, são realizados encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas. Para garantir a segurança e organização das casas, algumas regras devem ser seguidas. As pessoas que buscam abrigo devem ter idade acima de 18 anos; estar em situação de rua no município de Porto Alegre; portar documentos com fotos (na ausência deste apresentar boletim de ocorrência de perda da documentação) e não apresentar sinais ou sintomas de doenças infecto-contagiosa na fase de transmissão nem depender de cuidados no leito.
“Neste período do ano, as baixas temperaturas e as chuvas deixam expostas as pessoas que se encontram  em situação de rua em nosso município. A Operação Inverno é uma ação que objetiva minimizar os efeitos e danos a essas pessoas. Disponibilizar mais vagas e intensificar a abordagem noturna são  formas de cuidado e atenção. Nem todos aderem, mas é responsabilidade do poder público a oferta do serviço. Nos últimos dias, a procura aumentou e a lotação tem sido completa”, afirma a diretora técnica da Fasc, Vera Ponzio.
Saúde – Para manter a saúde do organismo nesta época do ano, o  pneumologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), João Antônio Bonfadini Lima, explica que é importante reforçar a imunidade com uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, além de hidratação adequada, com água e sucos.
O médico também destaca a importância de prevenir o contato com os diversos tipos de vírus. “Na prevenção, a medida mais impactante é reduzir o contato, evitando ambientes fechados, com grande número de pessoas, como centros comerciais, emergências hospitalares e festas, por exemplo. O ideal é manter a casa ventilada e fazer passeios ao ar livre”, avalia Lima.
No caso de gripe, uma medida simples e eficaz de prevenção é lavar as mãos com água e sabonete várias vezes ao dia, evitando o contato com olhos, boca e nariz quando não estiverem higienizadas, já que o vírus pode permanecer por pelo menos 30 minutos na pele. Ao espirrar ou tossir, a orientação é proteger a boca, para não espalhar o vírus. O uso de álcool gel também é indicado. Outra dica é sair de casa bem agasalhado, evitando mudanças bruscas de temperatura, como a troca de ambientes muito aquecidos direto para a rua.
Em quadros com febre acima de 38,5, tosse, dor de cabeça e indisposição, o indicado é procurar atendimento médico. A rede municipal de Porto Alegre disponibiliza 140 unidades de saúde, mas é importante procurar o local de referência, conforme o endereço de moradia do usuário. O atendimento é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive com acesso a medicamentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Capital conta ainda com três unidades de saúde em turno estendido, das 18h às 22h: Centro de Saúde Modelo, US São Carlos e US Tristeza.
Para casos mais complexos, que não podem ser resolvidos nas unidades de saúde, a SMS mantém os prontos atendimentos e hospitais do município abertos 24 horas, além dos demais hospitais da cidade que atendem pelo SUS: PA Cruzeiro do Sul, no bairro Medianeira, PA Bom Jesus, no bairro Bom Jesus, PA Lomba do Pinheiro, no bairro Lomba do Pinheiro, e UPA Zona Norte Moacyr Scliar, no bairro Cristo Redentor. 
Onde buscar abrigo:
Albergue Municipal ” Rua Comendador Azevedo, 270 – Bairro Floresta
Vagas: 150
Horário: 19h às 7h
Albergue Felipe Diehl – Praça Navegantes, 41 – Bairro Navegantes
Vagas: 205
Horário: 19h às 7h
Albergue Dias da Cruz – Av. Azenha, 366  – Bairro Azenha
Vagas: 90 vagas
Horário: 19h às 7h

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress