Exame promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e Associação Médica Brasileira (AMB) avaliou profissionais médicos no último domingo (19/11)
Mais de 6 mil candidatos de diferentes estados brasileiros realizaram a Prova AMB/AMRIGS 2023 neste domingo, 19 de novembro. A prova da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), é um exame teórico-objetivo que se tornou referência na área médica e que não apenas cumpre seu papel essencial na seleção para Programas de Residência Médica (PRMs), como também oferece uma valiosa oportunidade de autoavaliação para estudantes e médicos graduados, permitindo o teste e aprimoramento de conhecimentos.
Este ano, a prova registrou um aumento expressivo de 30% no número de inscritos, destacando cada vez mais sua relevância no contexto nacional. Para o coordenador da avaliação, Dr. Antonio Weston, o objetivo é fazer com que o exame seja unificado para seleção de Residência Médica em todo o país.
“Esta é a prova mais tradicional do Brasil na área de seleção para os Programas de Residência Médica. Ela não só se mantém, como vem crescendo. Isso é a maior comprovação da sua qualidade e de um futuro muito promissor. Ela deixou de ser uma prova regional e passou a ser uma prova nacional”, afirmou.
O diretor de Finanças da AMRIGS, Dr. Breno José Acauan Filho, destacou a complexidade do exame, que há 52 anos avalia estudantes e médicos em cinco áreas básicas da Medicina.
“Considerando que temos cinco áreas básicas, cada uma com um máximo de 20 questões, o processo é desafiador. A seleção cuidadosa dessas perguntas exige uma elaboração minuciosa. Infelizmente, não é possível abranger todos os temas. Os professores realizam uma avaliação detalhada, analisando cada questão, cada item e até mesmo cada vírgula, com o objetivo de minimizar possíveis erros”, explicou.
Pedro Tramontini compartilhou a importância da prova para sua área de escolha, Oncologia Clínica, ressaltando que ela serve como acesso para trabalhar em várias instituições hospitalares.
“A Prova AMB/AMRIGS proporciona acesso a diversos hospitais em Porto Alegre e também em Santa Catarina, então é um processo seletivo essencial para competir por oportunidades”, contou.
A estudante Vitória Reginatto realizou a avaliação para a área de Medicina Intensiva, visando ingressar na Residência.
“A expectativa é passar na prova para entrar na Residência e trabalhar na área que me interessa”, conta.
Em Porto Alegre, o exame foi realizado no Prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Também foram aplicadas provas em diversos estados, incluindo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.
A realização do exame é conduzida pela AMRIGS, com chancela da AMB e respaldo de entidades colaboradoras, como a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Associação Médica de Mato Grosso do Sul (AMMS).
Fonte: Juliana Pereira
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.