Prova AMB/AMRIGS e Centro de Simulação e Treinamento são apresentados em Brasília

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Prova AMB/AMRIGS e Centro de Simulação e Treinamento são apresentados em Brasília

Iniciativas da Associação Médica do Rio Grande do Sul foram mostradas em detalhes nos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia

Durante agenda em Brasília no dia 1 de abril, a diretoria da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) apresentou a Prova AMB/AMRIGS e o Centro de Simulação e Treinamento nos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A prova, realizada em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB), completou 50 anos, em 2021, desde sua primeira aplicação. Hoje é realizada no Rio Grande do Sul e em mais cinco estados. É uma das mais importantes provas credenciadoras para médicos recém-formados ingressarem nos programas de Residência Médica dos hospitais. (leia matéria da prova de 2021 clicando aqui).

A comitiva da AMRIGS, juntamente com a diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS) foi recebida no Ministério da Educação pelo diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde, Dr. Sérgio Henrique Santos. Também foram recepcionados pelas professoras Maria Cristina Manno e Marinalva Alves dos Santos, da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Participaram das visitas o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., e o vice-presidente, Dr. Paulo Morassutti; o presidente do CREMERS, Dr. Carlos Sparta, e o segundo vice-presidente, Dr. Felipe Silva de Vasconcelos, também conselheiro das duas entidades.

O Centro de Simulação e Treinamento Clínico é uma iniciativa da AMRIGS, com a participação financeira da Cooperativa dos Anestesiologistas de Porto Alegre (COOPA) e da Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS), com a parceria de todas as demais 48 sociedades gaúchas de especialidades médicas. O complexo, que está sendo montado no prédio da AMRIGS, terá aproximadamente 800 metros quadrados, com salas de aula, auditórios, Unidade de Terapia Intensiva, centro obstétrico e centro cirúrgico. Também será montado um cenário para simulação de atendimentos a emergências, como acidentes automotivos e catástrofes naturais.

No local serão realizadas simulações de diversos procedimentos médicos, clínicos e ambulatoriais, voltados para o treinamento de alunos de Medicina, médicos e demais profissionais da saúde. Será o maior e mais bem equipado centro de simulação do Rio Grande do Sul. A capacidade de atendimento é de quarenta pessoas sendo treinadas a cada turno.

Os investimentos no Centro de Treinamento devem chegar a R$ 10 milhões. A expectativa para o início do funcionamento é no final do mês de outubro, coincidindo com o aniversário de 71 anos da AMRIGS.

Ciência, Tecnologia e Inovação

O projeto do Centro de Simulação e Treinamento Clínico foi apresentado no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Além da Prova AMB/AMRIGS, todas as informações de como será o funcionamento do Centro foram exibidas ao diretor do Departamento de Ciências da Vida e Desenvolvimento Humano e Social do MCTI, PhD Fabio Larotonda, ligado à Secretaria de Pesquisa e Formação Científica.

A concepção do Centro, baseada na aplicação de treinamento e qualificação em relação às mais recentes tecnologias de atuação médica, a princípio, não poderia ter o atendimento do MCTI. O Ministério direciona seus recursos financeiros para projetos voltados à pesquisa. No entanto, a aproximação com universidades e centros de pesquisa médica podem fazer com que o local possa abrigar projetos com cientistas e pesquisadores. O que poderia abrir os caminhos para recursos federais destinados ao financiamento da pesquisa.

Fonte: Miguelito Medeiros
Fotos: Miguelito Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress